Cade aprova operação de compra da HBO Brasil pela AT&T Warner Media

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (15) a compra de parcela remanescente da HBO Brasil Partners pela AT&T Warner Media.

O negócio em questão envolve a os canais de televisão por assinatura do serviço da marca HBO Brasil. A AT&T já detinha 88,2% de participação na HBO Brasil Partners. Dessa forma, a empresa compradora passou a possuir 100% de participação societária. Nesse sentido, o Cade avaliou que a operação não elevaria o controle da companhia sobre o mercado de televisão por assinatura no Brasil.

Saiba mais: Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

O relatório aponta que a AT&T possui mais de 20%, no setor de filmes e de séries envolve assinaturas. Entretanto, neste mercado  há competitividade com serviços como GloboPlay e Fox Premium. Desse modo, o Cade identificou que a compra da parcela dos canais da HBO Brasil não deverá prejudicar a competitividade entre as companhias que atuam no segmento.

Veja também: Coronavírus: saiba quais serviços tendem a crescer com a quarentena

A autarquia analisa esse setor de mercado considerando a totalidade dos canais de televisão por assinatura em conjunto. Ou, ainda, segmentando os canais de acordo com o gênero da programação, que compreende filmes, séries, apresentações infantis, esportes, variedades ou outros programas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“A presente operação não altera as condições concorrenciais no mercado de licenciamento e distribuição de televisão por assinatura, podendo ser aprovada”, explicou o superintendente Alexandre Cordeiro Macedo, em despacho que aprovou a operação de compra da fatia restante da HBO

Estratégia de compra da HBO na América Latina

A AT&T Warner Media já havia anunciado, em outubro do ano anterior, operação com a HBO para o restante da região da América Latina.

A aquisição da HBO Ole Partners na América Latina e no Caribe, no final de 2019, permitirá à AT&T Warner Media lançar versões locais do HBO Max. O serviço de streaming tem a previsão de ser anunciado nos Estados Unidos ainda neste ano. O valor da transação não foi revelado e a conclusão da operação depende de aprovações de órgãos reguladores.

No Brasil, a partir da compra da parcela restante pela AT&T Warner Media, o serviço de streaming por assinatura HBO Max tem previsão de lançamento para 2021.

Tags
Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião