Cade anuncia que revisará compra da Fox pela Disney

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu, nesta quarta-feira (13), que revisará a aquisição da Twenty-First Century Fox pela The Walt Disney Company. De acordo com a autarquia, a operação havia sido aprovada em fevereiro, condicionada à venda do canal Fox Sports.

O Cade, a Fox e a Disney negociaram a venda do canal Fox Sports em um Acordo em Controle de Concentrações (ACC) para afastar preocupações de concorrentes do mesmo ramo de jornalismo esportivo. Além disso, haviam firmado o acordo de que teria a continuidade de três opções de canais de esportes:

  • SporTV (da GloboSat);
  • ESPN;
  • e uma nova empresa com os ativos da Fox Sports.

O Cade fixou prazo para o desinvestimento do canal. O prazo, apesar do esforço de ambas as partes, não foi cumprido e, com isso, a venda não foi concretizada. Assim, a autarquia decidiu revisar a operação.

Leia também: EXCLUSIVO: Via Varejo investiga possível fraude em balanços da companhia

De acordo com o presidente do Cade, Alexandre Barreto, a solução de reapreciação é a melhor apresentada até agora.

“A medida mostra-se equânime e proporcional justamente por oportunizar que se manifestem sobre outras opções viáveis”, disse Barreto.

Cade, Itaú Unibanco e Rede

O Cade adiou sua decisão sobre a ação judicial contra a operadora de pagamentos digitais Rede e o Itaú Unibanco, que são geridos pelo mesmo grupo. A conselheira do Cade, Paula Azevedo, pediu mais tempo para avaliar o processo também nesta quarta (13).

Saiba mais: Cade adia decisão sobre prática anticompetitiva de Itaú Unibanco e Rede

No dia 27 de novembro, a conselheira do Cade terá que apresentar seu voto em uma sessão plenária. O processo contra as duas empresas foi aberto em outubro. O conselho avaliou que as duas companhias estariam praticando concorrência desleal e infração a ordem econômica. Além disso, a Rede e o Itaú estariam praticando medidas anticompetitivas.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião