Cade aprova parceria entre Caixa e CNP Assurances

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, nesta quinta-feira (19), uma nova sociedade entre a empresa francesa CNP Assurances e a Caixa Seguridade. O acordo já havia sido anunciado em setembro e é de R$ 7 bilhões.

A Caixa e a CNP firmaram uma parceria que envolve uma nova seguradora com intuito de oferecer a distribuição, promoção, oferta, venda e pós-venda de seguros de vida e planos de Previdência privada.

No acordo, a CNP e a Caixa ficarão com, respectivamente, 51% e 49% dos direitos de voto, e 40% e 60% dos direitos econômicos da nova parceria. A operação está sujeita à aprovação pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pelo Banco Central.

Caixa anuncia redução de juros para crédito imobiliário e cheque especial

O Cade também afirmou que não haverá redução no número de players no mercado de seguros: “uma vez que as partes já são parceiras e desempenham suas atividades em conjunto, neste mercado, por meio de suas respectivas participações na parceria atual”.

A Caixa Econômica Federal anunciou na última quinta-feira (12) nova redução de juros para o crédito imobiliário e o cheque especial. O crédito para imóveis passa de Taxa Referencial (TR) + 6,75% ao ano para TR +6,50% ao ano. Essa taxa passa a valer no dia 16 de novembro.

Saiba mais: Caixa anuncia redução de juros para crédito imobiliário e cheque especial

O cheque especial da conta salário a tarifa vai apresentar uma queda de apenas 0,04 ponto percentual. A taxa vai passar de 4,99% ao mês para 4,95% a.m. Por sua vez, para os clientes sem pacote de relacionamento com a Caixa a taxa vai passar de 8,99% ao mês para 8,00%. Essa tarifa entrará em vigor no dia 2 de janeiro de 2020.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Segundo a Caixa, no crédito imobiliário, a redução abrange tanto as concessões pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), quanto o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e atinge ainda financiamentos de imóveis residenciais com saldo devedores atualizados pela TR.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião