Cade aprova venda da distribuidora Eletrobras Amazonas Energia

A Eletrobras informou que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a venda de sua distribuidora Amazonas Energia ao consórcio Oliveira/Atem. O informe ao mercado foi divulgado na última sexta-feira (15).

No entanto, a venda da distribuidora da Eletrobras passava por questionamentos por conta de uma possível concentração de mercado da compradora, que já havia comprado a Boa Vista Energia, distribuidora da companhia do estado de Roraima.

O questionamento foi apresentando pela empresa Gopower & Air. A Oliveiras Energia atua com fornecimento de energia com termoelétricas no Amazonas e Roraima. A ATEM distribui petróleo.

Entretanto, a decisão da última sexta pode ser questionada em até 15 dias, por meio de recurso.

De acordo com a Eletrobras, a transferência do comando da distribuidora faz parte do processo final de desestatização. “Com isso, a etapa de capitalização de dívida, por parte da Eletrobras, na supracitada Distribuidora está suspensa até que seja proferida a decisão definitiva pelo Cade“.

Saiba mais: A Eletrobras precisa ser capitalizada, diz presidente da estatal

Questionamento da GoPower

Em seu questionamento, a GoPower afirmou que antes da privatização, a Oliveira Energia já era a principal fornecedora de geradores elétricos da distribuidora Eletrobras Amazonas. Dessa forma, corre-se o risco da Oliveira fechar o mercado concentrando as vendas.

Além disso, a Atem também está sendo alvo do questionamento. Isso porque a maior parte da energia gerado no Amazonas vem de usinas térmicas movidas a óleo. A empresa é sócia da Oliveira no consórcio que venceu o leilão.

Saiba mais: GoPower questiona privatização da Eletrobras Amazonas Energia no Cade

De acordo com a GoPower, a aquisição da Oliveira Energia “resulta na verticalização de toda a cadeia de produção e distribuição de energia elétrica, desde a aquisição e distribuição do óleo diesel, passando pela (I) locação de grupos geradores; (II) geração de energia elétrica; (III) aquisição de combustível; até (IV) a distribuição ao consumidor final”, diz a companhia em sua ação

O leilão que privatizou a distribuidora da Eletrobras Amazonas Energia, aconteceu no dia 10 de dezembro de 2018.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião