Cadastro Positivo automático promete juros menores a bons pagadores

A lei de inclusão automática de todos os consumidores no Cadastro Positivo entra em vigor nesta terça-feira (9). O Cadastro Positivo é uma lista de bons pagadores que existe desde 2011, no entanto, era necessário pedir para entrar.

O Cadastro Positivo é um comprovante de que a pessoa é uma boa pagadora. Dessa forma, a lista promete aos consumidores ganho de pontos e juros menores em empréstimos e financiamentos.

“Cadastro Positivo tornou-se automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo como luz e telefone”, disse o comunicado do Serasa em seu site.

Lojas e instituições financeiras deverão enviar os dados dos consumidores a empresas que têm os dados de todos os negativos do país, como SPC, Serasa e SCPC. No entanto, alguns críticos afirmam que o envio de dados automático fere o Código de Defesa do Consumidor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Cadastro Positivo

Cada consumidor terá uma nota que avaliará sua reputação no mercado. Dessa forma, quanto mais alta a nota, melhor pagadora a pessoa é. A pontuação será definida de acordo com o pagamento de empréstimos e cartão de crédito.

Confira Também: Juros de cartão de crédito alcançam 299,8% ao ano em maio, diz BC

Conforme o Serasa, “a pontuação de crédito estará disponível ao mercado para análise do perfil de crédito, a menos que você autoriza a consulta dos dados abertos do seu histórico de crédito”.

Poderá consultar o crédito:

  • comércios;
  • serviços;
  • bancos;
  • e financeiras;

O principal objetivo do Cadastro Positivo é induzir as instituições oferecerem aos bons pagadores menores juros e condições mais favoráveis.

O consumidor que não deseja estar na lista terá 30 dias para solicitar a exclusão, antes que o histórico seja consultado. ” O birô de crédito que receber a solicitação de exclusão do Cadastro Positivo fica obrigado a atendê-la e compartilhar com os demais birôs, para que também a atendam, no prazo de até 02 dias úteis”, disse Serasa.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião