Balanços da semana

ByteDance diz que China precisa aprovar acordo entre TikTok e Oracle

A ByteDance, controladora do TikTok, informou nesta quinta-feira (17) que a China precisa aprovar o acordo entre a empresa de tecnologia norte-americana Oracle e o aplicativo de vídeos.

No início desta semana, a Oracle confirmou uma parceria tecnológica com o TikTok na criação de uma nova empresa com sede nos Estados Unidos e participação majoritária da ByteDance. A Oracle seria uma provedora da tecnologia e assumiria o gerenciamento dos dados de usuários dos aplicativos nos EUA.

Segundo o jornal “Financial Times”, a empresa norte-americana manteria a supervisão total do algoritmo, qualquer atualização técnica desenvolvida pela ByteDance seria testada pela Oracle para garantir que nenhum dispositivo fosse introduzido para espionar os cidadãos estadunidenses.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Em razão da guerra comercial com a China e a segurança nacional do país, o presidente Donal Trump ameaçou, no mês passado, banir o TikTok dos EUA. O mandatário permitiu ao aplicativo a venda de seus ativos até o dia 20 de setembro, caso não venda, deverá enfrentar a proibição de operar no país.

Após o anúncio de parceira, Trump demonstrou insatisfação com o acordo entre as duas empresas. “Conceitualmente, não gosto disso. Não me foi dito… Se for esse o caso, não vou ficar feliz com isso”, disse o presidente que esperava uma venda direta dos ativos chinês.

O Comitê de Investimento Estrangeiro dos EUA, painel responsável pela segurança nacional, está examinando a proposta. O comitê deve analisar a privacidade de dados e a segurança cibernética. Os detalhes da negociação serão apresentados nesta quinta ao presidente, “deve ser 100% no que diz a respeito à segurança nacional”.

O acordo de parceria gerou preocupação entre os senadores republicanos. Marco Rubio, senador da Flórida, e outros cincos, escreveram uma carta ao secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, afirmando que o presidente não deveria aprovar nenhuma proposta que permitisse a empresa chinesa manter o controle do algoritmo.

“Continuamos a nos opor a qualquer acordo que permita que entidades baseadas na China ou controladas retenham, controlem ou modifiquem o código ou algoritmos que operam qualquer versão do TikTok baseada nos EUA”, escreveu Rubio.

Investidores se opõe a venda forçada do TikTok

Tanto investidores chineses quanto estadunidenses se opõe a uma venda de 100% da rede social, como foi considerada inicialmente. Os investidores do país asiático não desejam uma venda forçada que acreditam ser inferior ao real valor do TikTok, e investidores dos Estados Unidos temem assumir todo o risco de 100% da plataforma.

A ideia de uma sede nos Estados Unidos com uma administração compartilhada se tornou uma potencial concessão, porém ainda não se sabe o presidente norte-americano estará disposto a comprometer suas alegações sobre segurança nacional.

O que é certo é: o governo de Donald Trump está se movendo rápido por conta do prazo limite, previsto para domingo, quando o TikTok poderia ser banido na hipótese de não haver um acordo até lá.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião