Chinesa BYD pretende adquirir fábrica da Ford em São Bernardo

A montadora chinesa BYD está interessada em comprar a fábrica da Ford localizada em São Bernardo do Campo, em São Paulo. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (12), pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

Baixe o relatório gratuito da SUNO sobre o IPO da XP Investimentos 

Por meio da compra da fábrica da Ford, a empresa chinesa pretende investir na fabricação de caminhões elétricos. Os veículos serão comercializados no Brasil e nos mercados de países vizinhos.

Desde 2017, a BYD já possui uma linha de produção localizada Campinas, em São Paulo. No entanto, a montadora pretende expandir sua produção no País e acompanhar as movimentações realizadas por empresas concorrentes.

De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, as negociações entre as duas empresas estão em fase inicial. A empresa norte-americana informou que não comentará sobre a venda da fábrica e nem sobre possíveis interessados na compra.

A expectativa era que o Grupo Caoa comprasse a unidade, no entanto, a empresa salientou, na última quarta-feira (11), que a possibilidade de negociação é “remota”. Logo após, o presidente da Ford na América do Sul, Lyle Watter, declarou que outras empresas também estão interessadas na negociação.

Negociações entre Ford e Caoa

Após dizer que a possibilidade de aquisição da fábrica da Ford pela Caoa é remota, o presidente do conselho administrativo da empresa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, declarou que fechar uma fábrica como essa é um “crime”.

Saiba mais: Presidente do Grupo Caoa esfria expectativa sobre compra de fábrica da Ford

Ademais, para que a Caoa conseguisse finalizar a negociação com a empresa norte-americana, seria necessário um um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estimado entre R$ 1 bilhão e R$ 2 bilhões.

Dessa forma, o presidente do Conselho da Caoa iniciou tratativas com grupos chineses interessados em atuar no Brasil. Andrade salientou que foi 15 vezes para a China neste ano para conseguir um acordo, mas não obteve nada concreto. Para ele, a compra da fábrica da Ford seria uma “grande empreitada”.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião