Balanços da semana

BV tem recuperação de financiamento de automóveis usados em abril

O presidente executivo do banco BV, Gabriel Ferreira, afirmou nesta quinta-feira(7)  que o financiamento de automóveis usados teve uma recuperação parcial no mês de abril.

Segundo Ferreira, o financiamento registrou um movimento de retomada após uma queda de cerca de 80% na segunda metade do mês de março. O BV é líder no setor no Brasil e o serviço tem compõe uma parcela majoritária no resultado da empresa, onde dois terços das receitas são provenientes de crédito ao varejo.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

“Hoje o movimento está em cerca de metade do que era antes da crise”, afirmou o executivo à agência Reuters. Ferreira explicou que a setor de seminovos apresenta um caráter mais resiliente frente a períodos de crise econômica.

Ademais, o BV registra uma atuação geográfica diversificada no mercado brasileiro. Dessa forma, a instituição observou efeitos distintos por regiões do País, devido às medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. Nesse sentido, o impacto no setor de seminovos foi menor em comparação com o mercado de carros zero.

Pandemia ajuda BV no mercado de usados

De acordo com Ferreira, as mudanças de hábito também são consequências da pandemia, como o aumento do medo da utilização do transporte público para se locomover. Para o executivo, essas transformação também poderia ajudar o mercado de carros usados no médio prazo.

Segundo Ferreira, outro fator que ajudou o BV desde a segunda quinzena de março, quando as medidas de isolamento começaram, foi a forte demanda de grandes empresas por crédito para reforçar a liquidez.

Saiba mais: BV registra pedido de companhia aberta e de distribuição pública de VM

Ainda segundo o presidente do banco, a forte demanda de grandes empresas por crédito, em função da necessidade de garantir a liquidez, também ajudou o BV. O aumento da procura teve início na segunda metade do mês de março, quando começaram as medidas de isolamento social. “Desde então, houve uma explosão da demanda no atacado”, afirmou o executivo do banco BV.

Ferreira ainda pontuou que a parceria com fintechs aliviou o movimento de recuo econômico, em vista do crescimento de transações financeiras observado no cenário  atual. O BV é parceiro do Banco Neon e do Guiabolso, assim como outras fintechs.

Tags
Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião