Bunge e BP anunciam acordo para criar companhia de bioenergia no Brasil

As companhias Bunge e BP anunciaram um acordo nesta segunda-feira (22). O pacto tem como objetivo unir a empresa do agronegócio com a petroleira BP para a fundação de uma empresa de bioenergia no País. A joint venture terá o nome de BP Bunge Bioenergia e deve se especializar em três grandes produções:

  • Etanol;
  • Açúcar;
  • Energia renovável.

A sede da nova empresa deve ser instalada em São Paulo. O acordo deve ser fechado nos últimos meses deste ano. A joint venture irá atuar com um total de 11 usinas espalhadas pelas regiões sudeste, norte e centro-oeste do Brasil. As informações são da Bunge e foram divulgadas em um comunicado nesta segunda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O CEO da gigante do agronegócio, Gregory Heckman, falou sobre a importância dessa parceria para a Bunge. “Essa parceria com a BP representa um marco importante no processo de otimização de portfólio da Bunge, o qual nos permitirá reduzir nossa atual exposição ao negócio de açúcar e bioenergia, fortalecer nosso balanço patrimonial e focar em nossas principais atividades”.

Heckman também citou a flexibilidade da empresa parceira. “Temos na BP um parceiro forte e comprometido, assim como flexibilidade no médio e longo prazos para monetização futura, com potencial de saída total via oferta pública inicial (IPO) ou outra rota estratégica”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Segundo a Bunge, a empresa vai receber US$ 775 milhões como parte do pacto. Sendo assim, ela espera, com esse valor, poder reduzir suas dívidas.

A companhia contará com 32 milhões de toneladas métricas de capacidade de moagem combinada a cada ano. Dessa forma, poderá produzir energia renovável utilizando biomassa de resíduos de cana-de-açúcar em suas usinas. Sendo assim, irá vender o que tiver sobrando para a rede elétrica brasileira.

Veja também: Banco do Brasil adquire carteira de crédito do Banco Votorantim por R$684 mi 

O diretor executivo da BP Alternative Energy, Dev Sanyal, falou, em comunicado, sobre a relevância dos biocombustíveis na transição energética.

“Biocombustíveis desempenham um papel fundamental na transição energética, e o Brasil é líder no desenvolvimento desse setor em escala. Este importante passo permitirá à BP aumentar significativamente a escala, a eficiência e a flexibilidade de nosso negócio em um dos mercados de biocombustíveis que mais crescem no mundo”, analisou Sanyal sobre o acordo com a Bunge.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião