Bullard do Fed indica que economia ainda pode se recuperar em 2020

O presidente do Federal Reserve (Fed) de St. Louis, James Bullard, afirmou nesta terça-feira (14) que, à medida que os EUA se adaptam à pandemia do coronavírus (Covid-19), é possível que haja uma recuperação sólida da economia e um declínio substancial da taxa de desemprego atual.

Em uma apresentação ao “Economic Club of New York”, Bullard ainda destacou que as previsões para o segundo trimestre, que sofreram o impacto econômico da pandemia, agora são menos negativas e o mercado de trabalho melhorou mais rapidamente do que o esperado. “As notícias macroeconômicas de maio e junho, divulgadas com atraso, parecem sugerir que abril será o ponto mais baixo da crise”, disse o presidente do banco central dos EUA.

Bullard disse que, se as demissões associadas à crise causada pela disseminação do vírus acabarem e os trabalhadores voltarem aos empregos, a taxa de desemprego poderá cair muito rapidamente, saindo da marca atual de 11,1% nos Estados Unidos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Um cálculo de retorno sugere que há espaço para um declínio substancial na taxa de desemprego oficial nos próximos meses”, disse Bullard. “Se todos os desempregados que se identificam como ‘demitidos temporariamente’ simplesmente retornam ao trabalho nos próximos seis meses e nada mais mudar, a taxa oficial de desemprego cairá para 4,5% chocantes”, informou a autoridade.

Bullard disse que essa perspectiva otimista pode ser alcançada à medida que a economia se recupera baseada em sua experiência obtida ao lidar com a crise. Ele disse que “precauções simples” no setor de varejo podem permitir que esse setor retorne a normalidade, por exemplo.

Outros diretores do Fed defendem previsões diferentes

A atitude otimista de Bullard sobre a economia não é compartilhada entre outros membros do banco central. Vários funcionários da instituição monetária disseram que casos crescentes de doenças relacionadas ao coronavírus aumentam a preocupação com as perspectivas econômicas. Várias autoridades disseram que vêem sinais de que a recuperação da economia pode estar paralisada, pois partes do país fecham novamente para reduzir a propagação do vírus.

Veja também: Fed debate opções para fornecer mais apoio econômico aos EUA

O governador do Fed, Lael Brainard, que falou separadamente na terça-feira, ofereceu uma visão mais desanimadora em relação a Bullard. Brainard disse que “a incerteza permanecerá elevada enquanto a pandemia permanecer sobre a economia”, acrescentando que “a recuperação provavelmente enfrentará obstáculos à atividade reduzida, juntamente com a renda prejudicada entre muitos consumidores e empresas. ”

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião