BTG Pactual (BPAC11) anuncia saída do diretor de Relações com Investidores

O BTG Pactual (BPAC11) informou que seu diretor de Relações com Investidores, Pedro Bueno Rocha Lima, renunciou ao cargo. O anúncio foi realizado por meio de um comunicado ao mercado na última quarta-feira (4). “As mudanças encontram-se sujeitas às aprovações societárias e regulatórias aplicáveis”, disse o banco.

Segundo o comunicado, o ex-diretor assumirá a presidência da Too Seguros S.A., a qual o BTG é o acionista majoritário, possuindo 51% das ações. A renúncia terá efeito nesta quinta-feira (5).

Para seu lugar, o banco de investimentos informou que será indicado ao cargo José Miguel Vilela, sócio do Partnership do BTG desde 2008. Enquanto ocorre a transição, o diretor financeiro da instituição, João Marcello Dantas Leite, ocupará interinamente o cargo de diretor de Relações com Investidores.

Executivos do BTG são acusados por irregularidades

A corretora do BTG e cinco executivos do banco estão sendo acusados, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em um caso que envolve manipulação de mercado. A informação foi divulgada na última sexta-feira (28) pelo jornal “Valor Econômico”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

De acordo com o jornal, o órgão regulador acusa os executivos do banco de manipularem os preços de units do banco entre novembro de 2015 e janeiro de 2016.

Um inquérito obtido pelo jornal aponta que os diretores da instituição orientaram pessoalmente as quantidades e os preços dos papéis que foram negociados.

Veja também: IRB (IRBR3) confirma alteração no quadro diretivo em meio à turbulência

Segundo o inquérito, os executivos utilizaram recursos do fundo de investimentos Fúria e do programa de recompra de ativos para diminuir os valores depositados nas margens das operações a termo, que eram detidas pela BTG Holding e outros investidores do grupo.

A corretora do banco e seus executivos poderão ser penalizados com multas, inabilitação ou advertência. Até o momento, o BTG ainda não comentou a acusação e informou somente que não se manifesta sobre processos em andamento nos quais ainda está trabalhando na defesa.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião