Brookfield adquire de projetos de energia solar após autorização do Cade

A Brookfield, grupo canadense que trabalha com o gerenciamento de ativos, focada em imóveis, energia renovável, infraestrutura e patrimônio privado, foi autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para aquisição de um conjunto de projetos de energia solar no Nordeste do Brasil.

O Cade aprovou sem restrições a compra, pelo qual a Brookfield irá tomar o controle dos empreendimentos em fase pré-operacional detidos pela Alex Newen, uma companhia do grupo de engenharia e construção Steelcons, de acordo com a publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira (28).

Os projetos solares envolvidos no negócio, do complexo Alex, a ser levantado no Ceará, somarão capacidade instalada total de 278 megawatts, segundo parecer do órgão estatal.

Confira: Brookfield provisiona R$ 195 milhões do fundo imobiliário Panamby

A compra marca mais um movimento dos canadenses para ampliar a presença no setor elétrico brasileiro, onde o grupo possui significativa atuação, com ativos que vão desde hidrelétricas e parques eólicos até linhas de transmissão de eletricidade.

O negócio também sugere a entrada da empresa nos investimentos em energia solar no Brasil. O valor da transação pelos ativos não foi divulgado pelo Cade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A iniciativa da Brookfield em investir vem em um momento em que a produção energia solar tem apresentado um grande crescimento no Brasil, em meio a uma queda nos preços dos painéis solares.

Empreendimentos solares são equivalentes a apenas 1,45% do parque gerador do país, mas os últimos dois leilões do governo brasileiro para contratar novos projetos de energia, em junho e outubro de 2019, foram as primeiras ocasiões em que usinas solares tiveram o menor preço entre as fontes à disposição, ficando acima de parques eólicos e hidrelétricas em termos de competitividade.

A Steelcons, dona dos empreendimentos que a Brookfield adquiriu, sediada em Campinas, no interior de São Paulo, havia fechado a venda antecipada da energia de seus projetos solares em leilão realizado pelo governo federal em abril de 2018.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião