Brexit: UE e Reino Unido retomarão conversas comerciais na quinta-feira

A União Europeia (UE) e o Reino Unido informaram nessa quarta-feira (21) que retomarão as negociações comerciais na próxima quinta-feira (22), como parte de um empenho de ambos os lados para chegar a um acordo antes do período de transição do Brexit, que termina no dia 31 de dezembro desse ano, e proteger bilhões de dólares em comércio.

Vale lembrar que faltando pouco mais de 10 semanas para o final do período de transição do Brexit, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, suspendeu as negociações na última sexta-feira (16). Johnson tinha solicitado aos britânicos para se preparem para viver sem um acordo comercial com a UE.

A ação do ministro ocorreu quando autoridades britânicas criticaram o desfecho de uma cúpula da União Europeia, na qual havia sido sugerido que apenas Londres fizesse concessões para garantir um novo acordo comercial.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além disso, a porta-voz de Downing Street afirmou em comunicado que “está claro que ainda há discordâncias significativas entre nossas posições nas áreas mais difíceis, mas estamos dispostos, com a UE, a ver se é possível superá-las em conversas intensivas”.

Nesse sentido, ainda não está muito nítido quando ambos os lados conseguirão corrigir as dessemelhanças sobre a justa concorrência e a pesca.

Brexit: UE pressiona Reino Unido a seguir com negociações sobre acordo comercial

A UE informou na última terça-feira (20) ter pressionando o Reino Unido para continuar com as negociações com a finalidade de chegar a um acordo comercial antes do período de transição do Brexit.

Pelo segundo dia consecutivo, o chefe da equipe de negociação da UE, Michel Barnier, teve um diálogo por telefone, com David Frost, que lidera as conversas sobre o acordo do Brexit pelo lado do Reino Unido.

Após o diálogo, Barnier publicou em sua conta de twitter: “Conversei hoje de novo com David Frost. Minha mensagem: Nós devemos aproveitar ao máximo o pouco tempo que resta. Nossa porta continua aberta”, comentou sobre o período de transição do Brexit.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião