Brexit: UE informa que intensificará negociações com Reino Unido

A União Europeia (UE) informou nesta sexta-feira (11) que irá intensificar as negociações com o Reino Unido. O objetivo é conseguir um acordo para que o Brexit ocorra dentro do prazo, no dia 31 de outubro, e com benefícios para ambas as partes.

A informação foi confirmada pelo negociador da União Europeia no processo do Brexit, Michael Barnier, por meio de um comunicado. O texto diz que Barnier conseguiu ter uma “reunião construtiva” com o secretário de Estado do Reino Unido, Stephen Barclay, nesta sexta, em Bruxelas.

O negociador da UE também afirmou que falou com os líderes de todos os países que constituem o bloco europeu. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, no entanto, afirmou que “ainda há um caminho a percorrer antes de um acordo”.

Veja também: Embraer irá suspender fabricação no Brasil por 14 dias em janeiro

Na próxima semana será realizada uma cúpula entre líderes europeus. Esta é vista como uma das últimas oportunidades de um alcançar um acordo. Barnier disse, em entrevista, nesta sexta, que “o Brexit é como escalar uma montanha. Precisamos de determinação e paciência”.

Parlamento da UE disse que proposta de Johnson sobre Brexit era inaceitável

Há pouco mais de uma semana, o Parlamento europeu informou que a proposta sugerida pelo primeiro ministro britânico, Boris Johnson, sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) é inaceitável.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A proposta de Brexit de Johnson previa uma fronteira física e comercial entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, conhecido como backstop. A Irlanda escolheu permanecer na UE. Por isso, seria necessária fiscalização alfandegária, quando o Reino Unido sair do bloco. No entanto essa medida não é considerada aceitável pelas autoridades europeias.

“Garantir a paz e a estabilidade na Irlanda, protegendo os cidadãos e a ordem legal da UE, é o foco principal de qualquer acordo. As propostas do Reino Unido não correspondem nem remotamente o que foi concordando como suficiente para o backstop”, informou o comunicado do Parlamento Europeu, sobre o Brexit.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião