Boris Johnson quer suspender o Parlamento; Brexit sem acordo fica mais próximo

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, irá pedir à Rainha Elizabeth II a suspensão do parlamento até o dia 14 de outubro. O movimento inédito pode confirmar o Brexit sem um acordo.

Os parlamentares deveriam voltar do recessão de verão no dia 3 de outubro, porém, caso o pedido seja acatado pela Rainha, o período do dia 14 de outubro a 31 de outubro, data limite para a conclusão do Brexit, é insuficiente para os contrários à retirada do bloco europeu consigam aprovar leis bloqueando-a.

O prêmio britânico afirmou que não gostaria de aguardar até depois do Brexit “antes de continuar com nossos planos para levar o país adiante” e disse que ainda teria “tempo suficiente” para os parlamentares debaterem a separação da União Europeia, de acordo com a BBC.

Brexit pode trazer consequências ao parlamento

Uma vez decidida a suspensão do Parlamento, poderia ser aberto um precedente que testaria a constituição britânica.

O parlamento está dividido entre quem pense que o Reino Unido deva sair da UE em 31 de outubro, mesmo que seja sem acordo, e há quem defenda que uma saída sem acordo pode causar uma disrupção econômica e trazer consequências constitucionais para o Reino Unido.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A libra esterlina, moeda britânica, apresentou queda de 0,9% em comparação ao dólar e o euro na última terça-feira (28) após as notícias da suspensão. Os investidores estão preocupados com a economia do país, que pode perder seus principais parceiros comerciais.

“Nós precisamos prosseguir com a nossa agenda doméstica e por isso estamos anunciando o discurso da Rainha para o dia 14 de outubro”, disse Johnson para o British Broadcasting Corp na última quarta-feira (27).

A decisão do primeiro-ministro de suspender as operações do Parlamento é o primeiro grande movimento de Johnson à frente do país. A prática de “prorrogação” é uma formalidade quando um governo estabelece sua nova agenda legislativa a cada ano.

Veja também: Brexit: Johnson estuda saída negociada da UE, após reunião com Merkel

Nestas situações, as questões decididas pelo Parlamento normalmente são prorrogadas por no máximo uma semana. Todavia, no caso do Brexit, Johnson quer a suspensão por 3 semanas, o que inviabilizaria as votações contrárias à saída do bloco europeu.

“Ele está suspendendo o Parlamento deliberadamente para impedir que os nossos representantes eleitos façam nosso trabalho”, afirmou Anna Soubry, líder do The Independent Group, fundado este ano, que é contrário ao Brexit e possui cinco membros do Parlamento na Câmara dos Comuns.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião