Não há necessidade de prorogar o Brexit, diz presidente da Comissão UE

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Junker, informou nesta quinta-feira (17) que não há necessidade de prorrogar o  prazo do Brexit. Segundo Junker, o acordo alcançado pela União Europeia (UE) e Reino Unido é justo.

Além disso, o presidente ressaltou que o acordo garante a paz e a estabilidade na ilha da Irlanda. A futura relação com o Reino Unido será negociada “imediatamente”, um dia após o Brexit, em 1° de novembro.

“Temos um acordo. Este acordo significa que não há necessidade de nenhum tipo de extensão. É um acordo justo e equilibrado, prova do nosso compromisso para encontrar uma solução”, disse Juncker.

Confira Também: Norte-irlandeses protestam contra proposta do Reino Unido

Por sua vez, o primeiro ministro britânico, Boris Johnson, informou que a partir do dia 31 de outubro o Reino Unido terá capacidade de decidir “sobre fronteiras, dinheiro e leis”.

“Espero que meus colegas deputados em Westminster se unam para realizar o Brexit, para ratificar este excelente acordo e realizar o Brexit sem mais atrasos, para que possamos nos estabilizar nas prioridades de nossos cidadãos”, salientou Johnson.

Brexit: Reino Unido e UE entram em acordo

Os representantes do Reino Unido e a União Europeia alcançaram um acordo sobre o Brexit nesta quinta. O acordo veio à tona antes da reunião dos parlamentares europeus entre esta quinta e a próxima sexta-feira (18), em Bruxelas, quando os termos devem ser ratificados.

Em sua conta pessoal no Twitter, Juncker escreveu que o Brexit será “justo e equilibrado” e que “onde existe vontade, existe um acordo”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Johnson afirmou que o “acordo traz de volta o controle” e que, após concluído o processo de saída da bloco europeu, o Reino Unido poderá focar nas demais áreas de preocupação nacional.

Após a aprovação pela cúpula europeia, o acordo do Brexit deverá ser ratificado pelo Parlamento britânico. Foi nesse ponto em que a antiga premiê do Reino Unido, Theresa May, acabou sendo derrotada três vezes, pois a maioria dos parlamentares eram contrários.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião