Brexit: Reino Unido pode prorrogar prazo para concluir negociações com UE

O Reino Unido informou nesta quarta-feira (14) que permitirá que as negociações com a União Europeia (UE) sigam além do prazo estabelecido pelo primeiro ministro britânico, Boris Johnson, que seria na próxima quinta-feira (15). O acordo buscado pelas duas partes refere-se às relações comerciais após o fim do período de transição do Brexit.

A União Europeia divulgou notas nesta quarta-feira após Johnson e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, terem dialogado. Ambos os lados expressaram insatisfação com a falta de avanços nas negociações do Brexit, informou a nota.

Segundo o escritório do premiê britânico, o primeiro ministro britânico deve aproveitar a cúpula de líderes da UE, a qual iniciará amanhã, para decidir sobre o prazo determinado antes de definir os próximos passos do Reino Unido.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Vale ressaltar que recentemente a UE já havia dado indícios de que aceitaria prorrogar as negociações até o início de novembro, limite para que um possível acordo entre as partes possa ser traduzido para todas as línguas dos países-membros da União Europeia e aprovado pelo Parlamento Europeu.

O período de transição do Brexit termina em 31 de dezembro. Caso o impasse se mantenha, as relações comerciais entre Reino Unido e UE voltam a seguir as regras estabelecidas pela Organização Mundial de Comércio (OMC).

Brexit: Após 9ª rodada de negociações, UE cita divergências com Reino Unido

O principal negociador da União Europeia  para o chamado Brexit, processo de saída do Reino Unido do bloco, Michael Barnier ressaltou nesta sexta-feira (2), após a 9ª rodada de negociações, as “sérias divergências” entre as duas partes para chegarem em um consenso para o acordo comercial.

Segundo Barnier, não houve progressos em temas importantes, citando como exemplo a proteção de dados privados e compromissos climáticos. No entanto, o negociador do Brexit afirmou que as áreas da aviação, coordenação de segurança social e respeito a direitos e liberdades individuais trouxeram “desdobramentos positivos”.

Saiba Mais: Brexit: Após 9ª rodada de negociações, UE cita divergências com Reino Unido

Além disso, o acordo terá que seguir alguns requisitos, como a garantia sólida de competição e estrutura de governança eficiente, informou o representante da UE.  “Isto é naturalmente ainda mais importante após a introdução pelo governo do Reino Unido da ‘Lei do Mercado Interno’, que viola as suas obrigações com o Acordo de Retirada e do Protocolo sobre a Irlanda/Irlanda do Norte”, concluiu.

Por último, Barnier ressaltou outra exigência por parte da UE para o acordo comercial do Brexit, a qual solicita um entendimento “estável, sustentável e de longo prazo” na área da pesca. “Continuaremos mantendo uma atitude serena e respeitosa, e permaneceremos unidos e determinados até o final dessas negociações”, declarou.

 

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião