Brexit: 42 empresas deixaram o Reino Unido após anúncio de saída da UE

Em 2018, 42 empresas transferiram as suas sedes do Reino Unido para a Holanda por conta das incertezas causadas pelo Brexit.

Os números foram divulgados no último sábado (10) por autoridades holandesas.  Além disso, 250 empresas já consideram mudar a sede para Holanda após o anúncio da saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).

Saiba mais: Com Brexit, Sony vai mudar sede europeia no Reino Unido para a Holanda

“Em 2018, a rede Invest in Holland [Investir na Holanda] trouxe 42 empresas para a Holanda por causa do Brexit”, anunciou a NFIA, agência holandesa de investimentos estrangeiros ligada ao Ministério dos Assuntos Econômicos.

De acordo com o NFIA, juntas as empresas possuem 1.923 postos de trabalho que trarão pelo menos 291 milhões de euros em investimentos para a Holanda. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) também anunciou que mudará sua sede de Londres para Amsterdã.

Para 2019, empresas como o grupo Discovery e agência Bloomberg comunicaram o desejo de investir na Holanda após o Brexit. O banco de investimentos  japonês Norinchukin e o grupo de mídia britânico TVT Media ampliaram o seus escritórios na Holanda por conta da saída do Reino Unido do bloco europeu.

O ministro holandês dos Assuntos Econômicos, Eric Wiebes, disse que “a importância do bom clima comercial” na Holanda é resultado da “incerteza internacional crescente com o Brexit”.

Parente: Brexit afetou venda dos ativos da BRF na Europa

Já a ministra do Comércio Exterior e da Cooperação para  o Desenvolvimento, Sigrid Kaag, declarou que “o Brexit iminente e as tensões sobre o comércio internacional oferecem oportunidades às empresas holandesas”, disse Kaag.

No ano passado, companhias como MarketAxess e Azimo, além da seguradora marítima UK P &I deixaram as suas sedes no Reino Unido para se estabelecerem na Holanda.

A maioria das empresas são britânicas, mas também há companhias americanas e asiáticas que atuam, principalmente, no ramo das finanças, mídia e saúde, informou a NFIA.

Brexit

No dia 15 de janeiro, o Parlamento britânico rejeitou a proposta do Brexit, negociada pela primeira-ministra Theresa May, por uma diferença de 230 votos. Foi uma das maiores derrotas do governo britânico no parlamento. No último dia 29, os parlamentares rejeitaram adiar a saída e barraram uma separação sem um acordo entre União Europeia e Reino Unido.

Saiba mais: União Europeia aceita debater exigências de May para acordo do Brexit

 

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião