Brexit: Norte-irlandeses protestam contra proposta do Reino Unido

O Partido Unionista Democrático da Irlanda do Norte (DUP) afirmou que não está de acordo com a proposta feita pelo governo do Reino Unido. Os impasses seriam por conta de questões alfandegárias e tributárias da fronteira entre as Irlandas depois do Brexit. A negativa foi expressada nesta quinta-feira (17).

“Como as coisas estão, não podemos apoiar o que está sendo sugerido para a questão da alfândega, e há falta de clareza sobre o Imposto sobre Valor Agregado (IVA)”, disse o partido, sobre o Brexit, por meio de uma nota publicada em uma rede social e assinada pela premiê norte-irlandesa e líder do partido, Arlene Foster, e também pelo vice-líder do DUP, Nigel Dodds.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O texto ainda segue com a afirmativa de que a Irlanda do Norte irá seguir com os planos de “trabalhar com o governo britânico para conseguir um acordo razoável que funcione para o país”.

Veja também: Guerra comercial: Trump nega assinar acordo até falar com Xi Jinping

Vale ressaltar que a Irlanda faz parte da União Europeia, e a Irlanda do Norte pertence ao Reino Unido. A fronteira entre essas duas nações é um dos principais empecilhos para um Brexit com acordo.

Acordo sobre o Brexit

Representantes do Reino Unido e da União Europeia chegaram a um acordo sobre o Brexit nesta quinta-feira (17). O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, via Twitter.

Parlamentares europeus devem se reunir entre esta quinta e a próxima sexta-feira (18), em Bruxelas, para ratificarem os termos.

Juncker escreveu, em sua rede social, que o Brexit será “justo e equilibrado” e que o acordo “é um testamento de ‘nosso’ compromisso em encontrar soluções”.

Em contrapartida, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou que o “acordo traz de volta o controle” e que, depois da conclusão do processo do Brexit, o Reino Unido poderá focar nas demais áreas de preocupação nacional.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião