Brexit: libra cai ao menor patamar desde 2016

Nesta terça-feira (3), no Parlamento do Reino Unido, acontecerá mais um debate sobre o Brexit. A saída do Reino Unido da União Europeia é um dos motivos pelas oscilações da libra esterlina nos últimos anos.

Os parlamentares que se opõem ao Brexit sem nenhum acordo tentarão prolongar a data limite de 31 de outubro para a saída. O premiê Boris Johnson, no entanto, cogita convocar eleições antecipadas.

“É provável que os parlamentares tenham sucesso em sua tentativa de controlar o documento de pedidos hoje e, finalmente, nos próximos dias forçar o primeiro-ministro a pedir um atraso no Brexit”, diz o banco italiano UniCredit.

Libra é impactada pelo Brexit

De acordo com Campbell, o país está próximo de uma saída da UE sem nenhum acordo, porém, se conseguir adiar isso, podem ser realizadas eleições antecipadas no dia 14 de outubro, data do encerramento da suspensão do Parlamento, aprovada pela Rainha Elizabeth II na última quarta-feira (28).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

O banco UniCredit salienta, em sua análise, que tanto a possibilidade de eleições antecipadas, como o adiamento em 3 meses no Brexit podem pressionar a moeda do Reino Unido frente ao dólar e o euro.

Saiba mais: Rainha Elizabeth II aprova suspensão do Parlamento britânico

Todavia, Campbell diz que as eleições antecipadas podem deixar o primeiro-ministro Boris Johnson em posição vantajosa para um Brexit sem acordo.

A possibilidade de Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista, liderar o governo também poderia ser um resultado das eleições precipitadas. Até mesmo provocar um resultado ambíguo, em que nenhum partido possui a maioria absoluta. Em todos os cenários, a incerteza política aumentaria.

Segundo o FactSet, research de software norte-americana, hoje, a libra esterlina está em US$ 1,1967, o patamar mais baixo desde 2016, quando a saída da UE foi aprovada em referendo pelo Reino Unido.

Já o euro apresenta alta de 0,5% ante a libra, para a máxima dos últimos 7 dias, aguardando os novos capítulos do Brexit.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião