Plano B do Brexit será votado no fim de janeiro pelo parlamento britânico

O Parlamento britânico votará o plano B do Brexit no dia 29 de janeiro. A informação foi anunciada pela líder conservadora da Câmara dos Comuns, Andrea Leadsom, nesta quinta-feira (17).

Leadson informou os deputados que a primeira-ministra britânica, Theresa May, fará uma declaração na próxima segunda-feira (21). May falará acerca dos próximos passos do Brexit, e também apresentará uma moção: o plano alternativo.

A proposta da primeira-ministra para o acordo da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) foi rejeitada na última terça-feira (17). A UE já havia aprovado a proposta.

Para a nova moção, os deputados poderão apresentar emendas, de acordo com Leadsom.

Um dia após vencer uma moção de confiança contra seu governo, May tem reuniões com deputados de diferentes partidos na agenda de hoje. A moção que May superou foi apresentada pelo líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn.

Na noite de quarta-feira (16), a chefe de governo já se reuniu com líderes parlamentares dos partidos:

  • Liberal-Democrata;
  • Nacionalista Escocês (SNP);
  • e do galês Plaid Cymru.

May busca um consenso para o Brexit, em meio à crise política que o seu país enfrenta há dois anos e meio. Em 23 de junho de 2016, os britânicos foram a favor da separação entre UE e Reino Unido.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião