Brexit: Deputados britânicos votam a favor e texto será ratificado no dia 29

Os parlamento britânico decidiu, nesta quinta-feira (9), conceder sua aprovação final ao texto que permite o Brexit no dia 31 de janeiro após três anos e meio de crise.

A Câmara dos Comuns, que é em sua maioria dominada pelo primeiro-ministro britânico Boris Jonhson, aprovou o texto que traduz o Brexit em lei com 330 votos a favor e 231 contra.

Na próxima semana, o texto será examinado pela Câmara dos Lordes (a câmara mais alta do Parlamento) e depois seguirá para o consentimento da Rainha. O texto então terá que ser ratificado pelo Parlamento Europeu no dia 29 de janeiro.

Durante um ano, o texto que foi inicialmente negociado pela ex-primeira-ministra Theresa May, e alterado por Johnson em julho (quando chegou ao poder), foi rejeitado repetidamente pelo Parlamento, forçando três adiamentos e causando uma forte crise política.

Aprovação do Brexit pelo Parlamento britânico

O Parlamento britânico já havia aprovado, no dia 20 de dezembro este acordo. A proposta elaborada pelo premiê britânico, Boris Johnson, então seguiu para a próxima etapa, a fase de comitês, na qual recebeu emendas antes da aprovação definitiva, o que ocorreu nesta quinta (9).

Saiba mais: Brexit é aprovado pelo Parlamento britânico; saída deve ocorrer até 31 de janeiro

O acordo do Brexit foi aprovado por 358 votos dos parlamentares, enquanto 234 foram contrários. A expectativa é a de que a desfiliação do país do bloco europeu aconteça no dia 31 de janeiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

A aprovação do texto foi possível após o primeiro-ministro ter conquistado uma massiva vitória nas eleições gerais realizadas na semana anterior, suficiente para garantir que os conservadores ocupassem a maioria dos assentos no Parlamento.

Nas eleições, seu partido conquistou 365 dos 650 assentos, enquanto o Partido Trabalhista, liderado por Jeremy Corbyn, ficou com 203. Johnson disse em sua conta pessoal do Twitter, no dia 20, que a saída do Reino Unido do bloco europeu estava perto de ser selada.

The second reading of the Withdrawal Agreement Bill has passed – which means we are one step closer to getting Brexit done ??

— Boris Johnson (@BorisJohnson) 20 de dezembro de 2019

O acordo entre o Reino Unido e a União Europeia aprovado no dia 20 de dezembro ao Parlamento britânico pretendia facilitar a separação, determinando os direitos dos cidadãos, a conta financeira e como manter aberta a fronteira na ilha da Irlanda, o que era um dos maiores entraves ao acordo do Brexit até então.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião