Brexit: Boris Johnson deseja iniciar a votação do acordo nesta segunda

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tentará colocar a pauta do acordo da saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) em votação nesta segunda-feira (21).

Além disso, segundo o escritório de Johnson, o governo pretende apresentar uma legislação necessária para implementar o acordo do Brexit. No entanto, o presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, pode recursar a legislação e a votação.

De acordo com as regras britânicas, de modo geral, uma mesma medida considerada uma segunda vez durante a mesma sessão do Parlamento, não deve ser analisada, a menos que tenha ocorrido alguma alteração.

Confira Também: Não há necessidade de prorogar o Brexit, diz presidente da Comissão UE

No último sábado (19), os deputados britânicos aprovaram uma emenda que adiou a votação sobre o acordo negociado entre o Reino Unido e a União Europeia sobre como ficarão as relações entre os dois após a separação.

De certa forma, a decisão implica que o ministro britânico solicite um novo adiamento do prazo para deixar o bloco. Atualmente, a saída está marcada para o dia 31 de outubro.

Brexit: Reino Unido e UE entram em acordo

Os representantes do Reino Unido e a UE alcançaram um acordo sobre o Brexit na última quinta (17). Em sua conta pessoal no Twitter, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, escreveu que o Brexit será “justo e equilibrado” e que “onde existe vontade, existe um acordo”.

Johnson afirmou que o “acordo traz de volta o controle” e que, após concluído o processo de saída da bloco europeu, o Reino Unido poderá focar nas demais áreas de preocupação nacional.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Após a aprovação pela cúpula europeia, o acordo do Brexit deverá ser ratificado pelo Parlamento britânico. Foi nesse ponto em que a antiga premiê do Reino Unido, Theresa May, acabou sendo derrotada três vezes, pois a maioria dos parlamentares eram contrários.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião