Balanços da semana

Brexit: BoE revela preocupação com a possibilidade de não haver acordo comercial

O presidente do Banco Central da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, falou nesta quinta-feira (12) sobre o Brexit. O mandatário expressou preocupação diante da possibilidade de o Reino Unido deixar a União Europeia (UE) sem um acordo comercial, entretanto, afirmou que o sistema bancário já está preparado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Bailey declarou durante painel, ao lado de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed) e Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), organizado pela autoridade monetária europeia, esperar que ” se houver um acordo comercial [para o Brexit], haja um espírito de boa vontade em torno disso e que algumas das mudanças inevitáveis de processos que vão atrapalhar as coisas em termos de ajustes sejam administradas sem problemas”.

Diante disso, “Eu ficaria mais preocupado se não houvesse um acordo comercial porque esse espírito de cooperação poderia não ocorrer”, completou.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo o presidente do BoE, os efeitos de longo prazo serão sentido em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mas não “tanto da maneira como muitos imaginam”.

“Estamos vivendo em um mundo de enorme incerteza e imprevisibilidade, e não gosto de dizer isso”, afirmou. “É um lugar muito, muito difícil de se estar.”

Brexit: houve progresso, mas ainda há divergências, segundo Reino Unido

David Frost, negociador do Reino Unido para o Brexit, declarou no dia 4 de novembro que as divergências entre o Reino Unido e a União Europeia sobre um acordo comercial continuam. A declaração veio logo após a UE reforçar que ainda há impasses nas negociações.

O negociador britânico usou sua conta oficial no Twitter para salientar que “acabamos de terminar duas semanas de negociações intensas com a UE“. Segundo ele, “progresso foi feito, mas eu concordo com Michel Barnier [principal negociador da UE para o Brexit] que grandes divergências permanecem em algumas questões centrais”.

Além disso, Frost afirmou que continuará a trabalhar para encontrar soluções “que respeitem totalmente a soberania do Reino Unido”.

Mais cedo no mesmo dia, Barnier, por sua vez, já havia reforçado a existência de impasses entre o bloco e o Reino Unido nas negociações de um acordo comercial.

O principal negociador da União Europeia para o Brexit também usou sua conta oficial no Twitter para comentar sobre o assunto e afirmou que “apesar dos esforços da UE para encontrar soluções, continuam a existir divergências muito sérias em termos de igualdade de condições, governança e pesca”.

“Essas são condições essenciais para qualquer parceria econômica”, completou ele.

Além disso,  Barnier salientou que a União Europeia “está preparada para todos os cenários” diante do Brexit.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

 

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião