Balanços da semana

Brexit é aprovado pelo Parlamento britânico; saída deve ocorrer até 31 de janeiro

Após mais de três anos de incertezas, o Parlamento britânico, nesta sexta-feira (20), aprovou o acordo que regula os termos da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), concluindo o Brexit.

O acordo do Brexit foi aprovado por 358 votos dos parlamentares, enquanto 234 foram contrários. A expectativa é a de que a desfiliação do país do bloco europeu aconteça até o dia 31 de janeiro.

A proposta elaborada pelo premiê britânico, Boris Johnson, agora seguirá para a próxima etapa, a fase de comitês, na qual poderá receber emendas antes da aprovação definitiva, no início do ano que vem.

Confira: Confira quais empresas podem ser influenciadas pelo Brexit

A aprovação do texto foi possível após o primeiro-ministro ter conquistado uma massiva vitória nas eleições gerais realizadas na última semana, suficiente para garantir que os conservadores ocupassem a maioria dos assentos no Parlamento.

Nas eleições, seu partido conquistou 365 dos 650 assentos, enquanto o Partido Trabalhista, liderado por Jeremy Corbyn, ficou com 203. Johnson disse em sua conta pessoal do Twitter, nesta sexta, que a saída do Reino Unido do bloco europeu estava perto de ser selada.

The second reading of the Withdrawal Agreement Bill has passed – which means we are one step closer to getting Brexit done ??

— Boris Johnson (@BorisJohnson) 20 de dezembro de 2019

O acordo entre o Reino Unido e a União Europeia apresentado nesta sexta ao Parlamento britânico pretende facilitar a separação, determinando os direitos dos cidadãos, a conta financeira e como manter aberta a fronteira na ilha da Irlanda, o que era um dos maiores entraves ao acordo até então.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Confira alguns dos principais pontos do Tratado de Retirada, de 535 páginas, estabelecido em outubro entre o Johnson e os líderes dos outros 27 países do bloco.

  • Período de transição
  • Direitos dos cidadãos
  • A conta britânica (compromissos arcados pelo Reino Unido até 2024)
  • Alfândega na Irlanda do Norte
  • Aval da Assembleia norte-irlandesa

Durante todo o processo que determinaria na saída do Reino Unido da UE, iniciado em junho de 2016, a ex-primeira-ministra Theresa May renunciou ao cargo após tentar um acordo e, por quatro vezes, não obter sucesso junto ao Parlamento. Substituindo James Cameron, que esteve na posição durante o início do movimento, também sem sucesso, May fracassou.

Boris Johnson se tornou o novo premiê britânico no dia 24 de julho deste ano com a promessa de que o Reino Unido iria, definitivamente, sair da UE no dia 31 de outubro, com ou sem acordo. A promessa não foi cumprida, mas, agora, o Reino Unido nunca esteve tão próximo de sacramentar o Brexit.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião