Brasil vai comprar energia da Venezuela para abastecer Roraima

O Brasil vai pagar à Venezuela para conseguir abastecer eletricamente o estado de Roraima, deste modo, desistindo de tentar negociar o envio de energia via “acerto de contas atrasadas”.

O Ministério da Fazendo tentou buscar acordo com Caracas que deve aos cofres da União cerca de U$ 275 milhões. Neste mês o país deve deixar de pagar cerca de U$ 41 milhões ao Brasil.

Entretanto, a tentativa brasileiro não vingou. A Venezuela exige que o Brasil pague em dólares a quantia referente à transferência de energia ao estado brasileiro e ameaça deixar Roraima sem energia, em um momento em que a crise migratória atinge com força Roraima.

Os diplomatas brasileiros acreditam existir meio legais de enviar dólares à Venezuela, entretanto espera um parecer norte-americano ao caso para que não exista possibilidade nenhuma do Brasil sofrer sanções.

É importante lembrar que o Brasil não participa do embargo, entretanto para se negociar com a moeda americana, é necessário que uma instituição dos Estados Unidos faça a intermediação.

O governo apoia-se no argumento de que a transação é um necessidade extrema do Brasil, e não para um novo financiamento ou projeto de infraestrutura.

O Ministério da Fazenda propôs que o pagamento fosse feito via CCR(Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos), que é operado pelos bancos centrais, mas ideia não seguiu adiante.

Na avaliação dos técnicos do Itamarty, o estado de Roraima não ficará sem energia, e que em caso de corte, serão ligadas as termelétricas, contudo, terão um gasto excessivo para os consumidores de todo o Brasil.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião