Brasil tem 331.901 vagas de trabalho fechadas em maio, diz Caged

O Ministério da Economia divulgou, via Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nesta segunda-feira (29) que o Brasil fechou 331.901 vagas de trabalho com carteira assinada durante o mês de maio.

Em maio, dados obtidos pelo Caged registraram 703.921 contratações e 1.035.822 demissões. De acordo com o Ministério da Economia, no mesmo período do ano passado, houve a geração de 32.140 postos de trabalho. Dessa forma, quando comparado com maio de 2019, o número de contratações caiu 48%.

Os dados obtidos pelo Caged expõem a situação econômica brasileira após o avanço da pandemia do coronavírus (covid-19) desde março, quando registrou a primeira morte pelo vírus. Além disso, o país já  acumula 1,144 milhão de postos de trabalho fechados somente em 2020.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Como consequência da disseminação do vírus pelo mundo, os governos adotaram medidas de restrição e isolamento social para reduzir a velocidade do avanço da doença. Isso levou à suspensão inicial do funcionamento de serviços considerados não essenciais, e logo após ao fechamento de boa parte do comércio e também de fábricas.

Apesar das medidas estarem sendo relaxadas ao redor do mundo, o número de casos e mortes causados pelo covi-19 ainda é crescente em muitas regiões, algo que preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Caged registrou perda de 860 mil vagas de emprego em abril

O Brasil registrou o fechamento de 860.503 vagas de trabalho formal em abril, segundo dados do Caged divulgados na ultima semana de maio. Foi o primeiro mês completo sob restrição de funcionamento de empresas para conter o avanço do coronavírus.

Apesar do número de contratações ter caído 48% em comparação com maio de 2019, houve um aumento de 14% nas contratações se comparado com abril deste ano. O quarto mês de 2020 foi marcado como o momento quando a economia brasileira começou a sentir de maneira mais forte os efeitos da pandemia do novo coronavírus,.

Caged: País perde 860 mil empregos no pior abril em 29 anos

Os números do Caged também apontam queda de 31,9% nas demissões em maio, na comparação com abril deste ano.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião