Brasil perde 4 posições em ranking de felicidade da ONU; Finlândia é 1ª

O Brasil perdeu quatro posições no ranking da felicidade da Organização das Nações Unidas (ONU). O País caiu da 28ª para a 32ª posição. O relatório foi publicado na última quarta (20), na data do Dia da Felicidade.

A Finlândia lidera pelo segundo ano seguido o ranking da felicidade, que está em sua sétima edição. As dez primeiras posições seguiram inalteradas em 2019, com os mesmos países no topo dos mais felizes – majoritariamente europeus. Canadá e Nova Zelândia são os únicos de fora do continente.

Saiba mais: São Paulo e Rio despencam em ranking de custo de vida no mundo

Já as dez últimas posições estão ocupadas por países quase todos da África e do Oriente Médio, com exceção de Haiti (Américas). Em geral, são países devastados pela guerra ou pela fome, com grandes dificuldades financeiras.

Na América do Sul, o Brasil só perde para o vizinho Chile (26º). Os brasileiros estão à frente de Uruguai (33º), Colômbia (43º), Argentina (47º), Equador (50º), Bolívia (61º), Paraguai (63º), Peru (65º) e Venezuela (108º).

Saiba mais: Serviço de compras do Instagram será chamado de ‘Checkout’

O estudo leva em questão variáveis como o Produto Interno Bruto (PIB), assistência social, expectativa de vida, percepção de generosidade, corrupção, liberdade e qualidade de vida dos imigrantes no país. A lista é resultado da compilação de dados dos últimos três anos.

Os países do topo do ranking, de acordo com o relatório, “tendem a ter pontuação alta na maioria das variáveis consideradas fundamentais para o bem-estar: renda, expectativa de vida, apoio social, liberdade, confiança e generosidade”. Qualidade da educação, sistema de saúde, expectativa de vida e conscientização sobre a desigualdade são fatores que colaboram para o posicionamento da Finlândia como país mais feliz do mundo, além de ser um dos países com a menor diferença salarial entre homens e mulheres, segundo o Fórum Econômico Mundial.

Saiba mais: Disney conclui compra da 21st Century Fox por US$ 71,3 bilhões

Os países mais felizes do ranking da ONU

  1. Finlândia
  2. Dinamarca
  3. Noruega
  4. Islândia
  5. Países Baixos
  6. Suíça
  7. Suécia
  8. Nova Zelândia
  9. Canadá
  10. Áustria
  11. Austrália
  12. Costa Rica
  13. Israel
  14. Luxemburgo
  15. Reino Unido
  16. Irlanda
  17. Alemanha
  18. Bélgica
  19. Estados Unidos
  20. República Tcheca

Os países menos felizes do ranking da ONU

  1. Sudão do Sul
  2. República Centro-Africana
  3. Afeganistão
  4. Tanzânia
  5. Ruanda
  6. Iêmen
  7. Malawi
  8. Síria
  9. Botswana
  10. Haiti
Tags
Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião