Brasil será 5º maior produtor de petróleo nos próximos anos, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, projetou nesta quarta-feira (21) que o Brasil atingirá nos próximos anos as posições de quinto maior produtor de petróleo e de quarto maior exportador do mundo.


O ministro pontuou que, atualmente, o País se encontra na oitava e nona posições, respectivamente. “Nossa produção de petróleo e gás vai crescer exponencialmente”, afirmou Albuquerque, em encontro empresarial promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Quando questionado pelo presidente da federação, Flávio Roscoe, sobre se o Brasil entraria na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o ministro afirmou que, não obstante o aumento expressivo de produção e exportação da commodity previsto para os próximos anos, o País deve continuar a interagir com os grandes produtores mundiais sem entrar, por enquanto, no cartel internacional encabeçado pela Arábia Saudita.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O chefe da pasta de Minas e Energia declarou que tem participado de reuniões da Opep com ministros de energia do grupo dos vinte países mais ricos, o chamado G20. “Nessas reuniões o Brasil tem sido reconhecido como um país que tem superado as dificuldades e tem sido muito bem sucedido nas ações que estão sendo implementadas nos setor”, destacou.

 Petrobras divulga produção de petróleo e gás

A Petrobras (PETR4), maior produtora de petróleo do Brasil, informou que sua produção atingiu 2,952 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) de petróleo, gás natural e líquido de gás natural (LGN) no terceiro trimestre de 2020, o equivalente a uma alta de 5,4% ante os três meses anteriores e de 2,6% ante igual período do ano passado.

O volume total comercializado chegou a 2,632 milhões de boe/d, um crescimento de 6,4% ao mesmo trimestre anterior e 1,3% em comparação com o terceiro trimestre de 2019.


No Brasil, foi registrada uma produção de 2,904 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo, gás natural e LGN, um aumento de 5,3% e de 3,9%, respectivamente, na mesma base de comparação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião