Previdência: Brasil é país que mais gasta com o benefício na América Latina, diz BID

O Brasil é o país da América Latina que mais tem gastos com a Previdência em termos relativos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (7) pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os resultados do BID apontam que o País gasta sete vezes mais com os mais velhos do que com a população jovem.

Ainda de acordo com o relatório do órgão internacional, a despesa brasileira com aposentadoria e saúde de idosos pode chegar a 138% do Orçamento em 2065. Contudo, isso só pode acontecer se a reforma da Previdência não for aprovada.   Em 2015, em outro levantamento do BID, esse número era de 40% do Orçamento.

Saiba Mais: Presidente da comissão especial da Previdência diz que reforma evita o “caos”

Os dados de 2015 já são considerados muito altos. Além disso, a porcentagem de gasto do brasil com Previdência está acima da média dos países latinos. Por sua vez, a América Latina e o Caribe têm um gasto de 35%. No mesmo sentido, a projeção para 2065 chega a 78%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“Esse cenário implicará em uma redução dos recursos para outras prioridades, como o desenvolvimento de capital humano e infraestrutura. Elementos essenciais para sustentar o crescimento econômico ao longo do tempo”, aponta o BID.

Saiba Mais: Reforma da Previdência: MDB informa que não apoia três pontos do texto

Reforma da Previdência

Em 2015, o gasto previdenciário do Brasil chegou a 12,5% do PIB. Para 2065, a estimativa do BID é de que essas despesas chegassem a 50,1% do Produto Interno Bruto. Os valores são muito mais altos do que os registrados nos vizinhos latinos.

Saiba Mais: Reforma da Previdência: PEC tem apoio de 100 deputados, aponta jornal

Diante dos números, Marcos Troyjo, um dos integrantes do Ministério da Economia, afirmou que a reforma da Previdência é essencial para a saúde fiscal do País. “Liberais não aumentam impostos. Portanto, temos que aumentar a eficiência numa forma de melhoria do bem estar social”, disse.

 

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião