Brasil participará de G7 expandido organizado pelos EUA, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na noite da última segunda-feira (1), por meio de sua conta oficial no Twitter, que o Brasil participará do G7 expandido organizado pelos Estados Unidos.

No último sábado (30), no entanto, o presidente estadunidense Donald Trump havia anunciado a reunião das sete maiores economias do mundo (EUA, Alemanha, França, Japão, Canadá, Reino Unido e Itália), além de Rússia, Coreia do Sul, Índia e Austrália, que acontecerá em setembro, sem citar o Brasil.

Trump disse que estava ampliando a reunião “porque não acha que, como G7, represente adequadamente o que está acontecendo no mundo”. Segundo ele, será algo como “G10 ou G11”.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Bolsonaro disse que conversou com Trump por telefone, agradeceu as doações norte-americanas para o combate da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, e falou sobre o G7.

“Conversei, na tarde de hoje, com o presidente DonaldTrump, a quem agradeci o envio de 1.000 respiradores, sendo que 50 serão cedidos ao Paraguai”, escreveu Bolsonaro. “Também conversamos sobre o G-7 expandido, o qual o Brasil deverá integrar, bem como questões do aço brasileiro”, disse o mandatário.

– Conversei, na tarde de hoje, com o Presidente @realDonaldTrump , a quem agradeci o envio de 1.000 respiradores, sendo que 50 serão cedidos ao Paraguai.

– Também conversamos sobre o G-7 expandido, o qual o Brasil deverá integrar, bem como questões do aço brasileiro.

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 2, 2020

Posteriormente, na manhã desta terça-feira (2), o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, escreveu em sua conta do Twitter que “a entrada do Brasil num G7 reconfigurado resulta da aliança que construímos com os EUA e do entrosamento com os outros membros do grupo”.

A entrada do Brasil num G7 reconfigurado resulta da aliança q construímos c/ os EUA e do entrosamento c/ os outros membros do grupo. Confirma não só nossa importância econômica mas sobretudo o prestígio internacional que, com o PR JB, o Brasil adquiriu como defensor da liberdade. https://t.co/vpLb0cDHXV

— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) June 2, 2020

Um convite oficial ao Brasil, no entanto, ainda não foi realizado por Washington. Diferentemente do convite à Rússia, quando, segundo a Casa Branca, Trump telefonou ao presidente Vladmir Putin para convocá-lo ao encontro também na última segunda-feira.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião