Brasil e Paraguai negociam acordo automotivo

Na última segunda-feira (9), em Brasília, foi anunciado o início das negociações de um acordo bilateral automotivo entre Brasil e Paraguai. A informação foi dada pelo chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, após um encontro com o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Antonio Rivas Palacios.

Para Araújo, os dois países “vivem um momento de grande convergência de políticas e de visão do mundo”. “Estamos em momento ideal para colocar em prática uma política estratégica para Brasil e Paraguai”, disse o chanceler paraguaio.

Veja também: Mercosul e EFTA acertam acordo de livre comércio

Os representantes estatais ressaltaram que um dos resultados da boa relação entre os dois países é a criação de três pontes entre Brasil e Paraguai. As construções, segundo Araújo, vão “aumentar dramaticamente a conectividade a competitividade das regiões beneficiadas” pelas obras.

Palacios afirmou que a construção das pontes é relevante porque significa que ambos os países colocaram na prática o que foi acordado. Ele citou especificamente o caso da ponte que será construída pelo lado paraguaio da Itaipu Binacional.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A obra será realizada entre o município sul-mato-grossense de Porto Murtinho e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta, servindo de base para o corredor rodoviário bioceânico que irá interligar o litoral brasileiro à costa chilena.

Brasil e México negociam acordo de livre comércio

Na última segunda-feira (9), o Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, disse que o governo brasileiro começou as negociações para um tratado de livre comércio com o México.

Saiba mais: Brasil inicia negociações de livre comércio com México

O intuito é chegar a assinatura de um pacto comercial entre as duas maiores economias da América Latina.

Este acordo entre os Brasil e México já era esperado desde que ambos assinaram, em março deste ano, um acordo para garantir o livre comércio de veículos entre os dois países. A informação foi confirmada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião