Brasil deixa lista de países mais confiáveis para investimento estrangeiro

O Brasil não consta mais na lista de países confiáveis para o investimento estrangeiro. O ranking é feito pela consultoria A.T.Kearney. Ao todo, 25 países compõem o ranking.

Desde que o índice foi criado, em 1998, o Brasil nunca deixou de integrar o lista. Sem o País, a América do Sul não terá representantes no ranking de investimento estrangeiro.

Saiba mais: CVM decide se consultor estrangeiro de investimento poderá atuar no País

“A ausência de quaisquer países sul-americanos entre os 25 é notável, entretanto, dado que o Brasil foi incluído em todas as edições anteriores do ranking”, informa o estudo. Já em 2018, o País aparecia em 25ª, ou seja, na última posição da lista.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O índice é formulado com base em perguntas sobre a probabilidade das empresas investirem em mercados específicos ao longo de três anos seguintes. Ao todo, são ouvidos 500 executivos de companhias líderes de mercado.

Com um bom momento econômico, os Estados Unidos seguiram na primeira posição pela sete vez consecutiva, “provavelmente refletindo seu grande mercado doméstico, continuada expansão econômica, impostos competitivos e capacidades tecnológicas e de inovação”, aponta o estudo. Porém, o cenário político no país pode estar diminuindo o interesse do investidor.

O segundo lugar fica com a Alemanha, seguido pelo Canadá e o Reino Unido. Por outro lado, a China despencou, indo para 7ª posição, pior desempenho desde o início do estudo.

Dos 25 países, 22 são desenvolvidos. Índia e China são os únicos emergentes. Por outro lado, dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) demostram que os fluxos de investimentos estrangeiros para mercados emergentes cresceram nos últimos anos.

Além disso,  “43% dos investidores nos dizem que estão procurando novas oportunidades em mercados emergentes”, diz o estudo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A consultoria informa ainda que os investidores permanecem otimistas com a economia global. Aumentou em 62% o número dos investidores que se dizem mais otimistas em comparação com ano anterior. No entanto, esse percentual é 66% menor do que na pesquisa realizada em 2018.

Saiba mais: Balança comercial tem superávit de US$ 6 bilhões em abril

Ranking de países mais confiáveis para investimento estrangeiro

Confira o Ranking

  1. Estados Unidos
  2. Alemanha
  3. Canadá
  4. Reino Unido
  5. França
  6. Japão
  7. China
  8. Itália
  9. Austrália
  10. Cingapura
  11. Espanha
  12. Holanda
  13. Suíça
  14. Dinamarca
  15. Suécia
  16. Índia
  17. Coreia do Sul
  18. Bélgica
  19. Nova Zelândia
  20. Irlanda
  21. Áustria
  22. Taiwan
  23. Finlândia
  24. Noruega
  25. México

 

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião