Brasil e Chile buscam apoio parlamentar para acordo de livre comércio

Os governos do Brasil e do Chile estão em busca de apoio parlamentar para aprovar um acordo de livre comércio concluído no ano passado.

O acordo foi assinado pelos governos do Brasil e do Chile, mas precisa ser aprovado pelas Congresso dos dois países. A articulação começou assim que o presidente Jair Bolsonaro desembarcou no país chileno. “Estamos muito contentes com o acordo de livre comércio”, disse o presidente do Chile, Sebastián Piñera.

Saiba mais: Bolsonaro vai ao Chile para discutir criação do Prosul com outros líderes

Bolsonaro e outros líderes da América do Sul participam de um encontro sobre cooperação regional. A reunião bilateral entre Chile e Brasil só deve ocorrer no sábado. Porém os dois países já vinham se reunindo para acertar as tratativas do acordo.

Tratado de livre comércio Brasil-Chile

O tratado de livre comércio entre Brasil e Chile foi assinado pelo ex-presidente Michel Temer em 2018 e prevê a eliminação de tarifas em 24 áreas não tarifárias, que vão desde a facilitação de comércio e o comércio eletrônico à eliminação de cobrança de roaming internacional para dados e telefonia móvel

Saiba mais: Governo vai bloquear R$ 30 bilhões do Orçamento de 2019

Além disso, o acordo contempla temas como:

  • serviços barreiras não tarifárias
  • boas práticas regulatórias
  • propriedade intelectual,
  • incentivo à maior participação de micro pequenas e médias empresas,
  • comércio e meio ambiente

Unasul

Chefes e representantes de 11 países latino-americanos decidiram colocar fim a União das Nações Sul Americanas (Unasul). Além disso, bases de um novo organismo chamado Prosur (Fórum para o Progresso da América do Sul) forma lançadas. O novo grupo estará mais alinhado aos princípios liberais e mais próximo dos Estados Unidos.

Saiba mais: EUA querem Brasil sem facilidades na OMC para apoiar entrada na OCDE

O encontro ocorreu em Santiago, no Chile. A nova composição tem como protagonista os presidentes Mauricio Macri, da Argentina, Jair Bolsonaro e Sebastina Piñera. Temas como educação, saúde, defesa, segurança, infraestrutura, energia e controle e ações contra desastres naturais serão discutido pelo Prosur.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião