PIB: Bradesco projeta elevação de 0,3% para o 2º trimestre

O Bradesco projetou para o segundo trimestre um crescimento de 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em comparação com os três primeiros meses do ano.

No primeiro trimestre, o banco traçou uma perspectiva de queda de 0,2%  para o PIB. “As expectativas de crescimento para 2019 continuam sendo reavaliadas para baixo”, lembra a equipe do Bradesco, em relatório.

PIB: além de Itaú e Guedes, IFI também reduz projeção de crescimento

Copom

No último dia 15, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou um relatório que afirma que a economia brasileira está crescendo abaixo do esperado.

Saiba mais: Em ata Copom afirma que economia brasileira avança abaixo do esperado

“O Copom julga importante observar o comportamento da economia brasileira ao longo do tempo. Livre dos efeitos remanescente dos diversos choque a que foi submetido no ano passado. Em especial, com a redução do grau de incerteza a que a economia brasileira continua exposta”, afirma o texto.

O comitê informou ainda que o PIB do primeiro trimestre pode registrar uma recessão. “Os indicadores disponíveis sugerem probabilidade relevante de que o Produto Interno Bruto tenha recuado ligeiramente no primeiro trimestre do ano, na comparação com o trimestre anterior, após considerados os padrões sazonais”, informa a ata.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

No Boletim Focus divulgado na última segunda-feira (13), os economistas entrevistados pelo BC reduziram pela 11ª vez a previsão de crescimento do PIB em 2019. A expansão da economia brasileira para este ano está prevista em 1,45%.

Paulo Guedes

No mesmo dia, o ministro Paulo Guedes também diminuiu as expectativas de crescimento de 2,0% para 1,5% para este ano.

“Vocês vão ver que o crescimento, que era de 2% quando eles fizeram as primeiras simulações, já caiu para 1,5%. Quando cai para 1,5%, as receitas são menores ainda, e aí já começam os planejamentos de contingenciamentos de verbas. Já começam as trajetórias futuras de despesas a serem apertadas”, disse Guedes.

Saiba mais: Retração do PIB derruba Ibovespa, que vê dólar operar acima dos R$4

Os dados oficiais do PIB devem ser divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) no próximo dia 30.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião