BR Distribuidora (BRDT3) paralisa comercialização de gasolina de aviação

A BR Distribuidora (BRDT3) confirmou, nesta segunda-feira (13), que suspenderá preventivamente a comercialização de combustível para aviação (AVGAS). A informação vem sem seguida do comunicado da Petrobras (PETR4), divulgado no último sábado (11), sobre uma possível variação da composição química de um lote do produto.

Segundo a Petrobras, essa variação pode ter “impactado os materiais de vedação e revestimento de tanques de combustíveis de aeronaves de pequeno porte, reforçando que ainda não há um diagnóstico completo que permita assegurar a relação de causa e efeito, o que requer um rastreamento em todo o território nacional”. A estatal é a única fornecedora de AVGAS para a BR Distribuidora.

Embora o lote cumpra os requisitos de qualidade exigidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natual e Biocombustíveis (ANP), a BR também recomendou que os revendedores de produtos de aviação e demais clientes também suspendam, temporariamente, a venda do insumo, até que mais informações estejam disponíveis e haja orientação específicas pelos Órgãos Reguladores.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

A petroleira estatal, em seu comunicado, reiterou que “todos os produtos que comercializa seguem os padrões internacionais”. A gasolina de aviação em questão é “previamente testada para garantir o atendimento às especificações do órgão regulador”. O abastecimento será substituído por outros lotes dentro das normas.

A Petrobras importa gasolina de aviação, oriundas do Golfo do México, de grandes empresas norte americanas desde 2018, quando a unidade que produzia o combustível, na Refinaria Presidente Bernardes – Cubatão (RPBC), foi suspensa.

A reforma da unidade sofreu um atraso devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mas a previsão de retomada das atividades é outubro de 2020.

Petrobras planeja venda de fatia na BR Distribuidora

A Petrobras está dando continuidade ao plano de vender sua participação na principal operadora de postos de gasolina do país, a BR Distribuidora. A informação foi divulgada em junho pela Reuters.

A estatal planeja concluir a oferta da sua participação na distribuidora no segundo semestre do ano, segundo duas pessoas com conhecimento do assunto.

A BR Distribuidora foi privatizada no ano passado por meio de uma oferta de ações. Atualmente, a Petrobras quer vender o máximo possível de sua participação restante de 37,5% na empresa.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião