Balanços da semana

Boris Johnson pede eleições gerais em dezembro

O primeiro ministro britânico, Boris Johnson, requisitou, nesta quinta-feira (24), eleições gerais no dia 12 de dezembro para dar mais tempo aos legisladores para que eles possam estudar o acordo sobre o Brexit. Segundo Johnson, o parlamento votou para atrasar a saída do Reino Unido da União Europeia e “esse atraso pode durar muito tempo”.

Boris Johnson reiterou dizendo que está mais do que na hora da oposição tomar coragem de se submeter “ao julgamento do chefe coletivo, que é o povo do Reino Unido”.

Johnson fez questão de destacar seu repúdio por uma extensão ainda maior do Brexit. “Acho que a maneira de conseguir o Brexit é ser razoável com o parlamento e dizer que, se eles realmente querem mais tempo para estudar este excelente acordo, eles podem obtê-lo, mas precisam concordar com uma eleição geral em 12 de dezembro”, relatou o premiê.

O primeiro-ministro anunciou em seu Twitter que escreveu um comunicado a Jeremy Corbyn, líder do partido trabalhista do Reino Unido, dizendo que dará ao Parlamento uma última chance de examinar seu projeto de lei de retirada.

Veja também: UE avalia proposta de adiamento do Brexit por mais 3 meses

O pedido de uma eleição geral antecipada deve acontecer na próxima segunda-feira (28). “Se eu ganhar a maioria nessas eleições, ratificaremos o grande novo acordo que negociei, concluímos o Brexit em janeiro e o país seguirá em frente”, disse Johnson.

Vale ressaltar que Johnson não possui maioria de seu partido na Câmara dos Comuns do Reino Unido, o que o impede de desencadear unilateralmente uma nova eleição. Nesta sexta-feira (25), líderes da UE devem dar o ultimato sobre o adiamento do Brexit por até três meses.

Em entrevista a “BBC”, Boris Johnson afirmou que espera que a UE prorrogue o prazo de 31 de outubro, mesmo contra sua vontade.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião