TRF-4 nomeia Luiz Antônio Bonat como substituto de Moro na Lava Jato

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) nomeou nesta sexta (8) Luiz Antônio Bonat como o novo juiz responsável pelos processos da Lava Jato na 13ª Vara de Curitiba.

Escolhido por unanimidade pelo conselho do Tribunal, Luiz Antônio Bonat assume a vaga que foi de Sergio Moro até o fim do ano passado. A função estava com a juíza Gabriela Hardt, substituta do atual ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Jair Bolsonaro. Ela não pode assumir em definitivo por ter sido a substituta.

Saiba mais: Secretário apresenta a Moro mudanças na aposentadoria de policiais

O novo juiz da Lava Jato em Curitiba tem 64 anos e atua como juiz federal desde 1993. Ele já exerceu o cargo na 1ª Vara de Foz do Iguaçu (PR), na 3ª Vara Federal de Curitiba, na 1ª Vara Federal de Criciúma (SC) e na 21ª Vara Federal de Curitiba, seu mais recente posto, especializado em casos da área previdenciária.

Seu nome de Bonat era esperado para a função, já que é o mais velho na lista de vinte e cinco candidatos que se inscreveram para concorrer à vaga. O critério para a escolha é o tempo de serviço.

Saiba mais: Sergio Moro apresenta projeto de lei anticrime aos governadores

Gabriela Hardt foi quem proferiu a sentença de condenação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quarta (6) pelo caso do sítio de Atibaia. A pena foi de 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Sergio Moro já havia condenado Lula pelo caso do triplex do Guarujá, processo que levou o ex-presidente à prisão em Curitiba, onde se encontra atualmente.

Saiba mais: Lula é condenado a mais 12 anos e 11 meses por caso do sítio de Atibaia

Bonat será responsável pelo outro caso em que Lula não foi julgado. Trata-se de uma ação sobre o terreno do Instituto Lula, em São Bernado do Campo.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião