Bombardier vende filial de aeronaves a Mitsubishi por US$ 550 mi

A Bombardier anunciou nesta terça-feira (25) que vai vender seu projeto de jatos regionais, CRJ, por 550 milhões de dólares para a japonesa Mitsubishi Heavy Industries (MHI).

A fabricante canadense de aviões e trens entrou em um acordo permanente com o grupo japonês.

A Bombardier, que tem a sua sede em Montreal, adaptou suas unidades de aviação para se concentrar mais em jatos executivos. Portanto, a companhia avalia isso como uma forma mais rentável.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

De acordo com o compromisso firmado entre a empresa japonesa e a canadense, a Mitsubishi ainda terá que assumir uma dívida de US$ 200 milhões. O acordo será fechado no primeiro semestre de 2020.

Na última semana, a Mitsubishi afirmou que estava conversando com a Bombardier para comprar o programa de jatos regionais.

O momento da Bombadier é de reestruturação de seus negócios. Recentemente, a canadense começou a se concentrar em jatos executivos, mais lucrativos, e vagões de passageiros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“As atividades adquiridas são complementares às atividades existentes da MHI ligadas aos aviões comerciais, principalmente ao desenvolvimento, à produção, às vendas e ao suporte de aviões comerciais da linha Mitsubishi SpaceJet”, disse a Bombardier.

A empresa canadense permanecerá montando seus aviões regionais a jato (CRJ), porém não fabricará as aeronaves no segundo semestre de 2020.

Para a empresa japonesa, o acordo pode ser um incentivo para as ambições de aviação civil do Japão.

Objetivos da Mitsubishi

A empresa japonesa está tentando desenvolver um programa de jatos regionais, o MRJ. O projeto foi renomeado e chamado de “SpaceJet”.

Depois do fim da transação, a Mitsubishi Heavy Industries (MHI) assumirá as atividades de manutenção, suporte, atualização, comercialização e venda do programa CRJ. Este programa está presente no Canadá e também nos EUA:

  • Montreal, Quebec, Toronto
  • Bridgeport, Virginia Ocidental e Tucson, no Arizona.
Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião