Balanços da semana

Bolsonaro diz que quer vincular Coaf ao Banco Central para acabar com jogo político

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) pode ser transferido para o Banco Central, de acordo com uma declaração dada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (9). O órgão atua em vínculo com o Ministério da Economia, atualmente.

“O que nós pretendemos é tirar o Coaf do jogo político”, disse Bolsonaro. “Vincular ao Banco Central, aí acaba (jogo político)”, assegurou o presidente.

O presidente da República fez a declaração ao lado do ministro da Justiça, Sergio Moro. Na agenda oficial do líder do executivo, o encontro com o ministro não estava marcado.

“Tudo o que tem política, mesmo sendo bem intencionado, sempre sofre pressões. A gente quer evitar isso aí”, disse o mandatário. “O Coaf, porventura caso vá para o Banco Central, vai fazer o seu trabalho sem qualquer suspeição de favorecimento político”, destacou Bolsonaro.

Veja também: Campos Neto afirma que País precisa de juros mais baixos 

Bolsonaro autoriza mudança na gestão do Coaf

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã deste domingo (4) que autorizou o ministro da Economia, Paulo Guedes, a fazer alterações na chefia do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Bolsonaro disse que sua ideia inicial era mandar o Coaf para o Ministério da Justiça. Contudo, o Congresso decidiu manter o Conselho no Ministério da Economia.

“Eu dei carta branca a todos os ministros para, vamos assim dizer, indicar as pessoas e o poder de veto. O Coaf, na medida provisória da reestruturação estava com o Ministério da Justiça. A partir do momento em que vai para a Economia, é o Paulo Guedes quem define. Ou alguém está desconfiando do Paulo Guedes agora aí?”, disse o presidente na saída do Palácio da Alvorada.

Paulo Guedes pode estar sendo pressionado por membros da equipe de Bolsonaro a demitir o presidente do Conselho de Atividades Financeiras, Roberto Leonel.

O presidente Jair Bolsonaro não estaria gostando das atitudes de Leonel a respeito da decisão do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Leonel criticou a determinação feita por Toffoli de suspender investigações que usassem dados do Coaf, da Receita federal e do Banco Central sem autorizações da Justiça.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Coaf

O Coaf é um órgão de inteligência financeira que tem como principal função investigar movimentações suspeitas de recursos. O órgão foi criado em 1998.

Rodrigo Maia, presidente da Câmara, já recebeu de Paulo Guedes o pedido para a transferência do Coaf para o Banco Central. Bolsonaro afirmou que as mudanças no órgão não demonstram um desgaste para Sergio Moro.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião