Em rede social, Bolsonaro informa venda de aeronaves da Embraer a Portugal

Por meio de uma rede social, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) informou na noite da última terça-feira (16) que o Brasil concluiu a venda de cinco aeronaves da Embraer para a Força Aérea Portuguesa. O modelo das aeronaves vendidas é o KC-390. Sendo assim, esta é a primeira negociação envolvendo o novo modelo da aeronave, para um país europeu.

“Conseguimos concluir a venda de cinco aeronaves Embraer KC-390 para a Força Aérea Portuguesa, após autorização da aquisição pelo Governo de Portugal, que contribuiu ativamente para o desenvolvimento do KC, exemplo da tecnologia de ponta que produzimos no Brasil”, escreveu Jair Bolsonaro em seu Twitter.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O valor que Portugal terá que pagar pelas aeronaves será de 827 milhões de euros. Isso corresponde a aproximadamente R$ 3,5 bilhões. As informações são da “Agência Brasil”. Além das aeronaves, um simulador também está envolvido no negócio.

Veja também: Bolsonaro vai à cúpula do Mercosul para assumir a presidência do bloco 

Mesmo com o negócio fechado, as aeronaves devem chegar a Portugal apenas no início de 2023. Elas irão entrar no lugar dos modelos Hércules C-130, da empresa norte-americana Lockheed Martin.

Aeronave KC-390

O avião KC-390 é o maior cargueiro já fabricado no País. Ele deve ser usado principalmente para o transporte tático militar. O avião está sendo fabricado em Galvão Peixoto, São Paulo.

O KC-390 também tem outras utilidades, além do transporte tático militar. São elas:

  • Transporte de paraquedistas;
  • Abastecimento de outras aeronaves no ar;
  • Combate a incêndios florestais;
  • Missões de busca e salvamento com equipamentos especiais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A Embraer quer fazer mais negócios como este, mas com outros países. Dessa forma, a empresa pretende negociar o modelo de aeronave com o Chile, a Argentina, a Colômbia e a República Tcheca.

O presidente Bolsonaro classificou o negócio com os portugueses como uma “grande notícia”, em seu Twitter.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião