Ao lado de Bolsonaro, Trump diz que apoia entrada do Brasil na OCDE

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que apoia o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A declaração foi dada à Imprensa, ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, na Casa Branca.

Bolsonaro e a comitiva presidencial estão nos Estados Unidos da América (EUA) desde domingo (17). O principal objetivo da viagem é garantir a entrada do Brasil na OCDE.

“Eu estou apoiando os esforços deles [brasileiros] para entrar [na OCDE]”, disse Donald Trump, ao lado de Bolsonaro.

Saiba mais – EUA querem Brasil sem facilidades na OMC para apoiar entrada na OCDE 

Saída da lista de favorecidos da OMC

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que os Estados Unidos da América (EUA) demandam a saída do Brasil da lista de favorecidos da Organização Mundial do Comércio (OMC). Para então apoiar a entrada do País na OCDE.

A fala de Guedes acerca da OMC foi dita em conversa com jornalistas, nesta terça-feira (19), em Washington. Paulo Guedes integra a comitiva presidencial de Jair Bolsonaro.

O presidente da República e sua equipe estão nos EUA desde domingo (17).

Incluso na lista de países que se declaram em desenvolvimento na OMC, o Brasil possui tratamento diferenciado. A exemplo, prazos maiores para cumprir acordos, e uma série de flexibilidade nas negociações comerciais.

A entrada na OCDE é o principal objetivo que o governo Bolsonaro almeja completar na viagem.

Afinal, ser membro da OCDE é um símbolo de qualificação em políticas macroeconômicas. A medida atrairia investimentos estrangeiros no País.

“Vocês têm que entender que para entrar na OCDE vocês precisam abrir mão do tratamento especial e diferenciado na OMC”, disse 0 representante de comércio dos EUA, Robert Lighthizer, à Paulo Guedes.

“Mas não tem essa troca, ele que está fazendo essa demanda”, disse o Paulo Guedes.

Pela visão da equipe econômica, segundo o jornal “O Globo”, os EUA estão acrescentando diversas exigências à lista para apoiar a entrada do Brasil na OCDE.

Contudo, a Turquia e a Coreia do Sul, por exemplo, já são países-membros da OCDE mesmo com a autodeclaração de estarem “em desenvolvimento” na OMC.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião