Bolsonaro diz que trabalhará para fortalecer o Brics

O presidente Jair Bolsonaro (PSL), afirmou em uma reunião não planejada de representantes do Brics, que o seu governo trabalhará duro para fortalecer a aliança. O Brics consiste em um grupo de cinco países emergentes. São eles:

  • Brasil
  • Índia
  • China
  • Rússia
  • África do Sul

A reunião informal aconteceu no Centro de Convenções Intex, em Osaka, no Japão.

O presidente da República salientou sua vontade de fazer a aliança, entre os cinco países, ficar mais forte. “Contem com o empenho de nosso governo para que a cooperação entre nós se fortaleça sempre mais”, afirmou.

A fundação de um novo Banco de Desenvolvimento foi um dos exemplos destacados pelo presidente da República. Desta forma, a cooperação entre os países aumentaria.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“Menciono, como exemplo bem-sucedido da cooperação no Brics, o novo Banco de Desenvolvimento. Aproximá-lo do setor privado e garantir que atenda às necessidades de financiamento em infraestrutura é prioridade para nosso governo”, disse Bolsonaro.

Bolsonaro destacou que apoiará fortemente o sistema multilateral de comércio por entender que isso é crucial para o desenvolvimento da economia.

“Em meu governo, o Brasil reafirmou seu apoio ao sistema multilateral de comércio, por ter certeza de que o dinamismo da economia mundial depende dele”, assegurou o mandatário.

Declaração do Brics

Comandantes do Brics publicaram uma declaração conjunta. Neste comunicado, eles falam sobre o posicionamento do grupo. Para eles, a inovação é algo fundamental para o desenvolvimento.

Além disso, eles reiteraram o comprometimento em potencializar os benefícios da digitalização e das tecnologias emergentes. Desta forma, incluíram, também, as populações de áreas rurais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Encorajamos esforços conjuntos para compartilhar boas práticas de redução da pobreza por meio da internet, bem como de transformação digital do setor industrial”, diz o comunicado.

Acordo entre União Europeia e Mercosul

Na tarde desta sexta-feira (28) foi fechado o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.

Ontem, Emmanuel Macron, presidente da França, disse que só aceitaria esse acordo entre os blocos se o Brasil não saísse do Acordo de Paris, que é um acordo que busca reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião