Presidente Bolsonaro anuncia saída do PSL e cria novo partido

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou na última terça-feira (13) a sua saída do PSL, partido pelo qual foi eleito, e a criação de uma nova legenda, a Aliança pelo Brasil.

“Hoje anunciei minha saída do PSL e início da criação de um novo partido: ‘Aliança pelo Brasil’. Agradeço a todos que colaboraram comigo no PSL e que foram parceiros nas eleições de 2018″, escreveu o presidente Bolsonaro, após a reunião com alguns parlamentares no Palácio do Planalto.

– Hoje anunciei minha saída do PSL e início da criação de um novo partido: “Aliança pelo Brasil”.

– Agradeço a todos que colaboraram comigo no PSL e que foram parceiros nas eleições de 2018. ?? pic.twitter.com/vi4aCHlLan

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 13, 2019

“A gente acabou de sair da reunião com o presidente, na qual ele anunciou a saída do PSL. E ele vai para um novo partido que vai se chamar Aliança pelo Brasil”, salientou a deputada federal Bia Kicis (PSL).

Novo partido de Bolsonaro

A reunião serviu apenas para oficializar a decisão. Portanto, a saída não é oficial e o presidente deverá permanecer sem partido até a criação do Aliança pelo Brasil.

O deputado federal Daniel Silveira (PSL) acredita que cerca de 30 parlamentares do PSL vão migrar para a nova sigla. Além disso, o deputado informou que a expectativa da criação da nova legenda é até março de 2020.

“Esperamos a criação, no máximo, até março, para conseguir antes da janela e participar da eleições (do ano que vem) com segurança”, salientou Silveira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Os documentos para criação da nova sigla serão apresentados no dia 21 de novembro ao Tribunal Superior Eleitoral. Os advogados do mandatário esperam coletar assinaturas por meio digital. No entanto, a Justiça Eleitoral não confirmou essa possibilidade.

Confira Também: Bolsonaro assinará projeto de lei para a privatização da Eletrobras

De acordo com o Senado Federal, para a criação de um partido é necessário obter a assinatura de 101 fundadores, distribuídos em pelo menos nove estados. Caso o presidente Bolsonaro não consiga, o mesmo permanecerá sem legenda apoiando apenas aliados de outras siglas.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião