Bolsonaro se encontrará com presidente da China antes do G20

O presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrará na próxima sexta-feira (28), com o presidente da China, Xi Jinping. No encontro, o tema abordado será sobre a agricultura brasileira e os produtos de exportações.

A China é responsável por 27% das exportações brasileiras. Dessa forma, Bolsonaro expressará seu desejo de aumentar produtos de maior valor agregado à China.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/05/8de3932c-planilha-orcamento-familiar-1.png

Brasil e China

As relações entre os países tem se estreitado, diferente de como o presidente havia se posicionado quando candidato. Durante a campanha chegou a afirmar que o país asiático “estava comprando o Brasil“.

Em maio deste ano, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viajou a China com o objetivo de tratar relações comerciais. Além disso, em sua última viagem a Roma, Cristina manifestou seu apoio a candidatura do vice-ministro da Agricultura da China.

Saiba Mais: Brasil retornará a exportar carne bovina para China

Por sua vez, em maio, o vice-presidente, general Hamilton Mourão, participou da reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação. Na reunião, foi discutido sobre vendas e fabricação de aeronaves brasileiras para o país do oriente. Além de, produtos de frigoríficos brasileiros.

Ademais, na viagem Mourão se encontrou com o presidente da Huawei e após o encontro anunciou que a tecnologia 5G não será banida no Brasil.

Saiba Mais: Mourão: Huawei e sua tecnologia 5G não serão banidas no Brasil

No entanto, o chanceler Ernesto Araújo e o escritor Olavo de Carvalho, ambos conselheiros de Bolsonaro, são contra a aproximação entre a China e o Brasil.  Para eles, é necessário que o País, durante a guerra comercial, se demonstre do lado dos Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/a0b724cb-relatorio-banco-do-brasil-bbas3.png

G20

A reunião da cúpula do G20 acontece nos dias 28 e 29 de junho,em Osaka, Japão, e será a primeira participação do atual presidente da república.

Saiba Mais: Brasil no G20: reforma da Previdência é apresentada a parceiros

Os países que compõem o G20 são: Estados Unidos da América (EUA); China; Japão; Reino Unido; França; Itália; Canadá; Coréia do Sul; Austrália; Rússia; México; Indonésia; Turquia; Arábia Saudita; Argentina; Alemanha; Brasil; Índia; África do Sul.

O presidente Jair Bolsonaro será um dos oradores na sessão temática de inovação e tecnologia. Sendo possível o tema do Brasil se tornar líder de inovação tecnológica em área de saúde pública e biocombustíveis.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião