Política

Bolsonaro embarca para o Japão para participar do G20; Confira agenda

0

O presidente Jair Bolsonaro foi para Osaka, no Japão, na última terça-feira (25), para participar do G20.

Pouco antes de seu embarque o presidente Bolsonaro deixou um recado em seu Twitter, apresentando o que seria tratado na reunião entre as 20 principais economias do mundo.


Ele ainda afirmou que o Brasil deverá apresentar um posicionamento sobre o comércio multilateral e também as reformas.

Agenda do presidente no G20

Bolsonaro transmitiu o cargo ao vice-presidente, Hamilton Mourão, antes de seu embarque. A previsão é de que o presidente chegue em Osaka na quinta-feira (27).

No entanto, a agenda do presidente começa já na sexta-feira (28) com o início do G20. No sábado (29), Bolsonaro estreia na reunião.

Saiba mais: Irã responde novas sanções dos EUA e Trump retoma ameaças

Sexta-feira (28)

Pela manhã, o presidente deve acompanhar a audiência do presidente do Banco Mundial, David Malpass. Além disso, terá uma reunião informa do BRICS e um encontro bilateral com o presidente da China, Xi Jinping.

Ao meio-dia, a primeira sessão plenária da cúpula do G20 terá acesso. Depois disso, durante a tarde serão feitas reuniões paralelas entre os líderes sobre a economia digital e uma segunda sessão plenárias entre os líderes do G20. O dia será finalizado com um jantar oferecido pelo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

Sábado (29)

Pela manhã, o presidente participará de uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Depois disso, será feita uma reunião paralela entre os líderes para tratar do empoderamento das mulheres e uma terceira sessão plenária da cúpula do G20.

No meio do dia, Bolsonaro fará uma reunião bilateral com o líder da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, e após isso, terá a quarta sessão plenária da cúpula do G20.

Durante a tarde, acontecerá a sessão de encerramento do G20 e uma reunião bilateral com o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien-Loong. Por volta das 18h, Bolsonaro embarca para o Brasil.

Compartilhe a sua opinião

Renan Bandeira
Renan Bandeira escreve sobre política e economia para o portal da Suno Research. Antes da Suno, trabalhou em uma rede de televisão, onde fazia reportagens sobre os mesmos temas. Estuda na Universidade Metodista de São Paulo.