Bolsonaro diz que ‘não existe qualquer intenção em privatizar o Banco do Brasil’

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, afirmou na manhã desta quarta-feira (4), ao sair do Palácio da Alvorada, que “de minha parte não existe qualquer intenção de pensar em privatizar Banco do Brasil (BBAS3) ou Caixa Econômica. Zero.”

Segundo a publicação do jornal “O Globo” na última terça-feira (3), a desestatização do Banco do Brasil não aconteceria no curto prazo, podendo ocorrer até o fim do mandato, em 2022. A reportagem ressalta que o primeiro passo seria convencer Bolsonaro a aceitar vender a instituição estatal.

A partir da perspectiva técnica, uma venda do Banco do Brasil não seria tão complicada quanto a de outras empresas estatais. É que o banco já possui capital aberto, sistema de governança corporativa e é uma das ações importantes entre as listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Saiba mais: Banco do Brasil prevê crescimento de 10% no lucro em 2020

O principal entrave continua sendo a decisão política. Na última terça, no entanto, o Ministério da Economia informou que o governo “não pretende privatizar Banco do Brasil, Caixa e Petrobras”.

Privatização do Banco do Brasil emperra na resistência política

Bolsonaro, desde sua ascensão à presidência, demonstra ser resistente à inclusão do BB e da Caixa Econômica na lista de instituições financeiras vendíveis. Todavia, ele foi convencido pelo ministro Paulo Guedes a tratar de temas complexos como a reforma da Previdência.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo o jornal “Valor Econômico”, embora existam as resistências aos anseios de Guedes, os técnicos da equipe econômica já trabalharam com diferentes possibilidades.

Uma delas, aventada ainda no primeiro semestre, seria fazer com que a União perdesse o domínio sobre o banco, pulverizando suas ações de uma forma semelhante ao da antiga Embraer, porém, permanecendo com certa participação estatal.

Confira: Banco do Brasil fará aporte de R$ 895 milhões no BB Investimentos

A outra possibilidade seria desidratar o Banco do Brasil e a Caixa de suas subsidiárias e, após isso, vender os dois bancos, um especializado em crédito rural e outro na área imobiliária. Atualmente ambas instituições têm um bom valor por conta de sua capilaridade, com grande facilidade de vender produtos e escalar a operação.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião