Jair Bolsonaro tem agenda de encontros com líderes mundiais em Davos

O presidente da República Jair Bolsonaro encontrou-se com líderes de variados países nesta quinta-feira (24). Os encontros ocorreram durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

O presidente Bolsonaro está encontrando um grande número de líderes da União Europeia (UE). Mesmo de países menores, como da República Tcheca.

Provavelmente, esta é uma tentativa de fazer lobby para que a UE abra para as exportações brasileiras.

Fontes do governo italiano confirmaram ao SUNO Notícias que esse foi um pedido explícito de Bolsonaro ao premiê Giuseppe Conte, durante o encontro bilateral.

A abertura ao comércio internacional foi uma das promessas de campanha de Bolsonaro.

Saiba mais – Bolsonaro e Conte falaram de aproximação militar, diz fonte do governo 

Dentre os líderes com os quais Jair Bolsonaro já dialogou estão:

  • primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte;
  • primeiro-ministro da República Tcheca, Andrej Babis.

Abaixo, confira a agenda do presidente para esta quinta-feira de acordo com o horário local (a Suíça conta com três horas adiantadas em relação ao Brasil):

  • 8h45: Reunião Bilateral com o Primeiro-Ministro dos Países Baixos, Mark Rutte no Hotel Seehof.
  • 9h30: Reunião Bilateral com o Primeiro-Ministro da República Tcheca, Andrej Babis no Hotel Seehof.
  • 10h30: Reunião Bilateral com o Presidente da Polônia, Andrzej Duda no Hotel Seehof.
  • 11h20: Reunião Bilateral com o Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko no Centro de Convenções.
  • 12h00: Almoço de trabalho “O Mundo na Era da Globalização 4.0” no Centro de Convenções.
  • 14h00: Reunião Bilateral com o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa no Hotel Seehof.
  • 14h30: Reunião Bilateral com o Presidente da Colômbia, Ivan Duque no Hotel Seehof.

*Horário a confirmar: Partida de Zurique

Saiba mais – Guedes: Reforma da Previdência deve ir ao Congresso semana que vem 

Países baixos

O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, parabenizou o presidente da República, Jair Bolsonaro, pela vitória nas eleições e disse que compartilha da visão brasileira de abertura da economia.

Os dois líderes se comprometeram na parceria de unir o desenvolvimento econômico com preservação do meio ambiente.

Jair Bolsonaro falou da prioridade do governo em transformar o Brasil um país descomplicado de se fazer negócios, além de promover o equilíbrio da economia local.

“A esperança do povo é que levemos o Brasil ao lugar de destaque que merece, e isso passa por boas parcerias internacionais”, disse o presidente.

Bolsonaro destacou ainda sobre a reforma no Estado, com escolhas técnicas de ministros e menos ministérios, além de contar com o apoio do Congresso Nacional brasileiro para promover as mudanças necessárias para o País.

Saiba mais – “Vai ter que pagar” afirma Jair Bolsonaro sobre seu filho Flávio

Saiba mais – Caso Flávio Bolsonaro não é crise de governo, diz fonte em Davos 

República Tcheca

Durante encontro entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o primeiro-ministro da República Tcheca, Andrej Babis, os dois líderes concordaram em ter um maior controle sobre as regras de imigração para respeitar as particularidades de cada país.

O presidente brasileiro classificou sua ida a Davos essencial para mostrar ao mundo que o País está mudando.

Disse que Brasil e República Tcheca possuem políticas parecidas e pretende aprofundar a amizade e consolidar o comércio entre os países, além de desenvolver parecerias em tecnologia e inteligência artificial.

Saiba mais – Davos: discurso de Bolsonaro não entusiasma na abertura do Fórum 

Já Andrej Babis parabenizou o presidente Jair Bolsonaro pela vitória nas eleições e o convidou para visitar a República Tcheca. O primeiro-ministro pretende abrir diálogo para aumentar os investimentos de ambos os lados.

África do Sul

Em reunião bilateral, Jair Bolsonaro e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, reafirmaram a intenção de aumentar a parceria entre os dois países, tanto no âmbito do Brics quanto bilateralmente.

Bolsonaro destacou as medidas econômicas que serão tomadas pelo governo brasileiro e que deixarão o País mais aberto e competitivo para parcerias comerciais.

Os líderes vão buscar também cooperações para enfrentar desafios comuns aos dois países, como desemprego e desigualdade social.

O sul-africano disse não ter dúvidas de que encontrará transformações em curso no Brasil, quando for ao País para a Cúpula do Brics, em que a liderança do bloco será repassada para Bolsonaro.

Colômbia

Bolsonaro se reuniu com o presidente da Colômbia, Iván Duque, e declarou apoio ao país vizinho no combate ao terrorismo, em referência ao atentado que matou 21 pessoas em Bogotá na semana passada.

Os dois líderes destacaram também a importância da cooperação entre os países para garantir a segurança na fronteira e na Amazônia.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião