Bolsonaro e Guedes falam sobre criação de moeda única com a Argentina

O presidente Jair Bolsonaro junto ao ministro da Economia, Paulo Guedes, falaram na última quinta-feira (6) sobre o plano de criar uma moeda única entre Brasil e Argentina que se chamaria “peso real”.

O “peso real” foi anunciado por Bolsonaro e Guedes a empresários da Argentina e do Brasil, em um encontro em Buenos Aires, na Argentina. No entanto, o tema já havia sido discutido com o ministro da Economia da Argentina e idealizador do plano, Nicolás Dujovne.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A criação da moeda única entre os países é discutida desde a criação do Mercosul. Entretanto, até o momento não havia sido tomada nenhuma decisão sobre o projeto por conta das diferenças de políticas de câmbio dos membros.

Bolsonaro na Argentina

O presidente Jair Bolsonaro foi à Argentina na última quinta-feira (6) onde se encontrou com Mauricio Macri, presidente da Argentina. A viagem a Buenos Aires é a quarta internacional desde o começo do mandato. Isso porque o líder do Executivo já foi duas vezes aos Estados Unidos e uma ao Chile.

Saiba mais: Bolsonaro visita Argentina nesta quinta-feira; entenda o que será tratado

O encontro de Bolsonaro com Macri, contudo, carrega o peso da parceria comercial entre os dois países latinos, uma vez que a Argentina é o terceiro maior parceiro de comércio do Brasil. A frente estão apenas a China e os Estados Unidos.

Dessa forma, na agenda de Bolsonaro desta quinta tem não apenas o encontro com Macri, mas com ministros argentinos. Assim, ocorrerão reuniões entre representantes das seguintes pastas dos dois países:

  • Casa Civil – Onyx Lorenzoni;
  • Economia – Paulo Guedes;
  • Defesa – Fernando Azevedo;
  • Agricultura – Tereza Cristina;
  • Minas e Energia – Bento Albuquerque;
  • Ciência e Tecnologia – Marcos Pontes;
  • Gabinete de Segurança Institucional – Augusto Heleno.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além disso, ainda fazem parte da comitiva de Bolsonaro, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel e o assessor internacional da Presidência da República, Filipe Martins. Também estarão presentes a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS) e o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS).

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião