Jair Bolsonaro alerta sobre fim de dinheiro em 2019

O presidente da república, Jair Bolsonaro, disse nesta sexta-feira (16) que seus ministros estão realizando “milagres” para resistir a falta de dinheiro no governo neste ano.

Jair Bolsonaro deu a declaração após ser perguntado sobre o corte de 4,5 mil bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Bolsonaro lança alerta

“O Brasil todo está sem dinheiro. Em casa que falta pão, todos brigam e ninguém tem razão. Os ministros estão apavorados, estamos aqui tentando sobreviver no corrente ano. Não tem dinheiro. Eu sabia disso, estamos fazendo milagre, conversando com a equipe econômica para ver o que a gente pode fazer”, afirmou Bolsonaro. “Não é maldade da minha parte. Não tem dinheiro, só isso.”

Bolsonaro afirmou que o governo está buscando privatizações para tentar salvar o Orçamento, além disso, está cortando “programas absurdos” e consultorias.

Governo quer mais controle sobre contas do estado

O governo federal quer aumentar o controle sobre as contas públicas estaduais. O objetivo é alcançar uma maior rigidez orçamentária para as unidades da federação.

Saiba mais: Governo quer aumentar o controle sobre contas públicas estaduais

Por isso, o Ministério da Economia quer criar um órgão para mudar regras de prestação de contas dos estados já em 2020. O governo considera os Tribunais de contas estaduais (TCE) falhos no acompanhamento de receitas e despesas nos últimos anos.

Segundo Executivo, os TCE forneceram aval a metodologias de cálculo que contribuíram para esconder os números reais. Isso teria levado a um estouro dos limites legais em pelo menos 14 estados até o fim de 2018.

PIB pode crescer até 4% após medidas de Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira (14) que o destravamento da economia pode gerar um crescimento do PIB em 3% ou 4% por ano até 2027.

Saiba mais: Medidas podem fazer crescer PIB até 4%, diz Paulo Guedes

O discurso, realçando a possível melhora do PIB, foi durante uma reunião fechada com empresários e entidades que atuaram no Congresso para garantir a aprovação da Medida Provisória nº881, a chamada “MP da Liberdade Econômica”, conforme publicado pelo jornal “Valor Econômico”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

O ministro da Economia do governo Bolsonaro afirmou que o maior desafio do Brasil é transformar recursos naturais em conhecimento, educação, tecnologia e capital humano.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião